Chega de cutucões durante o sono!

CapaO ronco é algo muito comum. A maioria das pessoas conhece alguém que precisa de uns cutucões durante a noite. Mas não se trata de uma situação incômoda ou embaraçosa. É uma enfermidade que, se não for tratada, pode acarretar em outros problemas. O pior deles é a apneia do sono – doença que faz a garganta do paciente se fechar por completo, impedindo o pulmão de receber ar.    

Ainda existem muitas incógnitas em relação à apneia, o que dificulta o diagnóstico e tratamento da doença. Pensando nisso, o Dr. Alberto Jose Remesar Lopez, psiquiatra com doutorado e experiência em Medicina do Sono, escreveu o livro O Ronco e o Cutucão da Minha Mulher, publicado pelo selo Vital, da editora Pandorga.

As informações desta obra ajudarão as pessoas a encontrarem tratamentos e soluções mais adequados para o ronco e a apneia. Por se tratar de um problema grave, e ainda pouco conhecido, a leitura é indispensável para quem deseja uma noite mais tranquila e saudável – para quem ronca e quem ouve também! 

“Essas apneias roubam o sono das pessoas a cada noite, e frações de viver bem são perdidas diariamente com consequências que, muitas vezes, atribuímos a outros fatores.” 

Dormir mal, segundo o autor, pode trazer consequências prejudiciais à saúde e diminuir a qualidade de vida do indivíduo. O Ronco e o Cutucão da Minha Mulher pretende difundir a importância de dormir bem e propagar o conhecimento sobre os distúrbios durante os sonhos. Além de conter alertas para identificar a presença da apneia, o histórico e as causas da doença. 

Serviço:
Lançamento do livro O Ronco de o Cutucão da Minha Mulher do autor Alberto Remesar.
Quando: Dia 21/09 às 19 horas
Onde: Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera.
Local: Avenida Ibirapuera, 3103 – São Paulo/SP
Evento aberto ao público.

SOBRE O AUTOR Dr. Alberto Remesar, formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência Médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Mestre em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Doutor em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participou do grupo do estudo do sono liderado pelo Dr. Sergio Tufik (Psicobiologia/UNIFESP) durante dez anos. Trabalhou para a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo como médico psiquiatra na década de1990. Desde então, atua na mesma área na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Atualmente, mora coma família na cidade de São José dos Campos, onde construiu sua clínica especializada em tratamentos dos distúrbios do sono e dos transtornos psiquiátricos, além da realização de exames de polissonografia.