Casa da Cultura de Paraty inaugura mostra fotográfica “Prato do Dia” em 9 de maio

Exposição, baseada no livro A Sociedade do Espetáculo, propõe a reflexão sobre a ‘geração mercadoria’

Baseada no livro “A Sociedade do Espetáculo”, de Guy Debord, a nova exposição da Casa da Cultura de Paraty, “Prato do Dia”, busca promover a reflexão sobre a “geração mercadoria”, conceito que faz  contraponto ao da “geração consumo”. A mostra inaugura no dia 9 de maio, sábado, e traz fotografias em preto e branco da artista paratiense Brisa de Souza, que já expôs na Casa da Cultura Chico Science, em São Paulo.

unnamedA partir da ideia de que, hoje, as relações são permeadas pelas ideias de produto, mercado e consumo, Brisa propõe que o próprio homem se transformou em mercadoria. Para representar esse conceito, a mostra fotográfica traz imagens de pessoas expostas como pratos em um restaurante, oferecendo sua figura para um mercado ilusório e injusto – de trabalho, estético ou social – e exibindo-se ao julgamento e à apreciação do público. As placas que acompanham os personagens, com a descrição do ‘cardápio’, foram redigidas pelos próprios modelos voluntários.

Para 2015, a Casa da Cultura de Paraty programou cerca de 30 exposições de longa e curta duração. “A Casa da Cultura procura democratizar ao artista brasileiro o acesso a um espaço vivo e dinâmico da vida cultural de Paraty. Buscamos oferecer ao paratiense, em especial, e ao público em geral que nos visita, uma produção atualizada da arte contemporânea brasileira em todas as suas modalidades”, ressalta Gabriela Gibrail, superintendente da Casa da Cultura de Paraty.

SOBRE A CASA DA CULTURA DE PARATY
Espaço de atividades artísticas e culturais, a Casa da Cultura de Paraty foi pensada para se tornar um ponto de encontro e convívio, com fortes referências para os moradores – um lugar de troca de experiências e ideias, discussão e produção de arte e cultura para a comunidade, professores, alunos, artistas e artesãos e também para visitantes. Com uma programação semanal fixa de apresentações artísticas, audiovisuais e musicais, o espaço também acolhe exposições de grande, médio e pequeno porte.

A Casa da Cultura de Paraty tem o Grupo Águas do Brasil como Patrono, o Grupo Globo como patrocinador e conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura de Paraty e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Exposição Prato do Dia
De 9 de maio a 21 de junho
Espaço: Sala Samuel Costa
Entrada gratuita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui