Caravana Rio Criativo chega a Três Rios, na Região Centro-Sul

Empreendedores Criativos e Agentes Culturais da Região Centro-Sul Fluminense já podem se preparar: a Caravana Rio Criativo, uma parceria com o SESI Cultural Rio, irá desembarcar em Três Rios na próxima terça-feira para uma rodada de oficinas e consultorias gratuitas com profissionais especializados convidados pela Incubadora. De 30/08 a 1/09, os facilitadores irão abordar os temas Design Thinking, Financiamento Coletivo, Gestão Ágil de Projetos, Produtividade e Organização, Posicionamento de Marca e Mídias Sociais. Os encontros acontecerão no auditório do Instituto Três Rios, na Universidade Federal Rural, das 9h às 18h.

Além do município anfitrião, moradores de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Sapucaia e Vassouras interessados em participar precisam apenas comparecer nos horários das atividades, porém, aqueles que quiserem ganhar uma consultoria individual de uma hora devem encaminhar um e-mail para caravanas@riocriativo.com justificando o interesse e explicando a importância da consultoria para seu negócio.

A Caravana é uma iniciativa da Incubadora Rio Criativo, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, que a cada mês desembarca em um município do interior do Estado para orientar e incentivar ideias e negócios locais, sempre com foco em Economia Criativa e inovação. Com atividades gratuitas, a intenção é democratizar o conhecimento de práticas e ferramentas úteis, estimulando agentes culturais da região a adquirirem conhecimento para administrar seus negócios.

Veja abaixo a programação da Caravana Rio Criativo em Três Rios:

Dia 30/08

Oficinas:

09h às 13h – Design Thinking com Pedro Themoteo

13h às 14h – Almoço

14h às 15h – Palestra: Economia Criativa com Marcos André Carvalho

15h às 18h – Produtividade e Organização com Erik Rodrigues

Consultoria:

14h às 17h – Design Thinking com Pedro Themoteo

 

Dia 31/08

Oficinas:

09h às 13h – Gestão Ágil de Projetos – Pedro Themoteo

13h às 14h – Almoço

14h às 18h – Posicionamento de Marca com MODO Design

Consultoria:

09h às 13h – Posicionamento de Marca com MODO Design

14h às 18h -Gestão Ágil de Projetos com Pedro Themoteo

 

Dia 01/09

Oficinas:

09h às 13h – Financiamento Coletivo com Téo Benjamin

13h às 14h – Almoço

14h às 18h – Mídias Sociais com Julio Trindade

Consultoria:

09h às 13h – Mídias Sociais com Julio Trindade

14h às 18h – Financiamento Coletivo com Téo Benjamin

Perfis dos Facilitadores

>>Téo Benjamin – Engenheiro de formação, encontrou uma paixão pelo empreendedorismo social, Téo Benjamin passou os últimos anos trabalhando com crowdfunding, crowdsourcing e projetos de cultura livre. Trabalhou na Benfeitoria e hoje atua como consultor independente sobre economia colaborativa, especialmente para financiamento coletivo.

Oficina: Financiamento Coletivo – Vamos falar sobre a história do financiamento coletivo, o cenário atual (no Brasil e no mundo), alguns números e dicas. Depois, vamos olhar para alguns exemplos de projetos a fim de entender o que podemos aprender com os projetos que já fizeram financiamento coletivo. No final, vamos fazer uma atividade prática com os projetos da turma.

>>Pedro Themoteo – É Diretor de Design e sócio fundador da Materiabrasil, no mercado há 10 anos. Formado pela ESDI/UERJ, fez cursos de extensão de Design Thinking e empreendedorismo como forma de se capacitar em design para Inovação. A formação informal em artes plásticas através de seu trabalho com graffiti, economia circular e cultura maker e opensource trazem complementaridade a sua formação acadêmica em direção a novas formas de desenvolver inovação.

Oficina: Gestão Ágil de Projetos- em breve mais informações

>>Alessandro Valério – É consultor em gestão de negócios, análise comportamental e 360º, com experiência na área acadêmica de mais de 15 anos na FGV e como consultor e professor em outras universidades. Atualmente é pesquisador e gerente na Incubadora de Empresas de Design da ESDI / UERJ, onde trabalha no desenvolvimento de ações de coordenação de projetos e orientação aos empreendedores apoiado na metodologia de design thinking e PMI. Administrador com mestrado em Design pela ESDI/UERJ, e doutorando em design pela mesma escola.

Oficina: Planejamento Estratégico – abordará os seguintes temas: segmentação e posicionamento, competências, necessidades, visão do futuro, ?as cinco forças de porter?, demandas e investimento em marketing, gestão estratégica, objetivos estratégicos, táticos e operacionais, perspectiva financeira, clientes, crescimento e processos internos, metas e aprendizado estratégico.

>>Julio Trindade – É formado em Comunicação Social pela PUC-RJ e pós-graduado em Relações Internacionais e Comunicação e Marketing Digital, ambos pela FGV-RJ. Também fez cursos de especialização nos EUA e Espanha. É sócio da Lapa Comunicação e já atendeu contas da Duty Free, Supergasbras, Capi, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, entre outras.

Oficina: Mídias Sociais – Na oficina, aprenderemos desde o planejamento à análise de métricas para ações e estratégias em mídias sociais. Veremos tanto ferramentas e técnicas quanto conceitos para um bom desempenho no ambiente digital. Passaremos pelas principais mídias como Facebook, Instagram e Snapchat através de cases e exemplos práticos. 

>>Erik Rodrigues – Erik Rodrigues faz gestão de produto no TEMPLO, já foi fellow do módulo Between Crowds and Empires da Transnational Dialogues 15/16, mentor de empreendedorismo do Projeto Ação e empreendedor do MÉIER+, iniciativa de mobilização de bairros na Zona Norte do Rio.

Oficina: Produtividade e Organização – Um workshop para quem quer estar consciente da sua produtividade e entender como hackear os próprios hábitos e vícios para começar algo novo e, mais importante, terminar também. Abordagem prática sobre gestão de projetos, gestão de tarefas e resolução de problemas.

>>MODO Design – A MODO é um escritório carioca de design e estratégia com 10 anos de história. Sua equipe multidisciplinar trabalha com imersão, estratégia e experiência a fim de (re)criar e (re)posicionar marcas que provoquem mudanças reais no dia a dia das pessoas.

Oficina : Posicionamento de Marca – Uma marca é o que distingue um produto, serviço ou conceito dos outros existentes. É a sua identidade. A fim de falar com seu público, é importante que ela conecte e provoque mudanças reais no dia a dia das pessoas. Esse encontro entre marca e público nasce de um bom posicionamento, feito de maneira estratégica através do entendimento de contextos, da escolha de caminhos e da construção de experiências. Nessa oficina, a MODO irá mostrar sua metodologia própria de posicionamento de marca, criada e recriada em seus anos de atuação no mercado.stumbleUpon

DEIXE UM COMENTÁRIO