Caravana Novos Olhares leva cinema holandês a escolas estaduais

O Programa Cinema Para Todos, em parceria com o Consulado do Reino dos Países Baixos, está realizando a segunda edição da Caravana Novos Olhares. A iniciativa visa apresentar à comunidade escolar do Circuito de Cineclubes do programa uma amostra da cinematografia internacional contemporânea, além de fomentar o intercâmbio de ideias sobre diferentes hábitos e culturas por meio da distribuição e exibição de filmes estrangeiros em escolas da rede estadual de ensino.
 
Ação implementada na terceira edição do Programa Cinema Para Todos, o Circuito de Cineclubes é composto por 30 escolas estaduais, dentro das quais foram implantados espaços não comerciais de exibição de filmes através de instalação de equipamentos de exibição, doação de acervo e realização de oficina de capacitação. 

Nessa segunda edição, a Caravana Novos Olhares levará um pouco do Cinema Holandês a todas as escolas do Circuito através de cinco filmes, entre curtas e longas, que trazem diferentes perspectivas sobre questões do nosso dia a dia. Além de ter seus acervos enriquecidos, dez escolas cineclubistas têm recebido sessões de filmes seguidas de debate com Gustavo Moraes, realizador audiovisual, professor especializado na cinematografia holandesa e representante do Consulado. 

Booking.com

A sessão inaugural da Caravana ocorreu no Colégio Estadual São José, em Cachoeira de Macacu, com a exibição dos filmes Variedade (Variété/5′) e Kauwboy (87′), antecedida por uma apresentação da ação e uma conversa com Filipe Gonçalves, produtor do MacacuCine, festival de cinema de forte cunho educativo que incentiva a inscrição de filmes feitos por alunos do ensino fundamental e médio e realiza conversas e oficinas em escolas do município e em outras localidades até mesmo fora do país.

Até o próximo dia 16, a Caravana Holandesa percorrerá escolas em municípios como Belford Roxo, Maricá e São João de Meriti proporcionando uma experiência de fruição e diálogo sobre esse país tão conhecido por sua diversidade e vanguardismo culturais no campo da cultura.