Caravana Holandesa passa por escolas levando filmes e curiosidades

Realizada pela SEC-RJ em parceria com o Consulado do Reino dos Países Baixos, com o apoio da Secretaria de Educação, a segunda edição da Caravana Novos Olhares chegou a sua última semana sendo recebida por centenas de alunos e professores que puderam ter contato com filmes holandeses pouco conhecidos em nossa sociedade, apesar de bastante atuais e conectados com nossa realidade.

Os quase cem alunos de terceiro ano do C.E. Jardim Meriti, em São João de Meriti, que assistiram, junto com alguns de seus professores, a última sessão dessa Caravana conheceram um pouco mais da cultura holandesa através da exibição dos filmes “Kauwboy” e “Áudio tour”, que se seguiram a um bate papo com o representante do Consulado na área audiovisual, Gustavo Moraes.

Ampliando seu alcance, essa edição chegou a escolas estaduais de nove municípios do Rio de Janeiro, levando quase 600 alunos e professores às sessões através do Circuito de Cineclubes, ação implantada na terceira edição do programa Cinema para Todos. As sessões seguidas de bate papo despertaram a curiosidade dos alunos para a cultura desse país e o interesse dos professores em trabalhar os temas discutidos em suas aulas, como foi o caso do professor André Araújo do C.E. Erich Walter Heine, em Santa Cruz, Rio de Janeiro, que associou questões trabalhadas em sua aula de filosofia quando uma das alunas presentes lembrou o mito da Caverna de Platão ao levantarem o tema sobre o difícil processo de readaptação e aceitação de uma nova realidade vivenciado pelo personagem do filme ?Kauwboy?.

Trazendo temáticas universais que vieram a reforçar o potencial da linguagem audiovisual em dissolver fronteiras, os filmes exibidos provocaram identificações para além daquelas de cunho pedagógico e tocaram de maneira bastante pessoal alguns alunos e alunas que, durante o bate papo, compartilharam não só suas impressões, mas também parte de suas angústias e alegrias ao falarem de suas famílias, suas perdas e suas superações. 

No intuito de promover esse intercâmbio com outros públicos, essa iniciativa continuará em vigor, porém através da distribuição de filmes e material informativo às demais escolas do Circuito. São cinco filmes no total, entre longas e curtas, que poderão ser exibidos livremente dentro dos cineclubes e trabalhados por professores em suas aulas.

Enriquecendo os acervos e os debates nessas escolas, a ação tem o potencial de atingir cerca de 20 mil alunos da rede estadual de ensino, além de professores, diretores, agentes de leitura, animadores culturais e outros funcionários, bem como todo um universo de pessoas que direta ou indiretamente participam dessas comunidades escolares e terão a chance de saber um pouco mais da cultura desse país tão instigante.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui