Cantora lírica Giovanna Maira estreia no universo literário com o emocionante “Escolhi a Vida”

Autora, deficiente visual desde criança, fala de luta, aprendizado, inclusão social e o encontro com a música usando recursos multimídia e de acessibilidade

CapaNo dia 26 de abril o prédio da FIESP vai ganhar uma trilha diferente da que é ritmada pela correria típica nos escritórios. Giovanna Maira, cantora lírica e compositora, usará a música para apresentar o registro literário da própria história. Um som da alma, do coração, que levará as pessoas ao universo de uma garota que perdeu a visão muito cedo, mas que não abraçou a tristeza por isso. Que encontrou forças na arte e na família para lutar por sonhos e por inclusão, experiências reunidas no emocionante “Escolhi a Vida” (Ed.SESI | 128 páginas | R$56,00).

Com lançamento pela SESI-SP Editora, a obra apresenta os obstáculos enfrentados pela autora desde criança, quando ficou cega por conta de um tumor na retina. A rotina em casa, com os amigos na escola, em sociedade e o encontro com a música. Apesar do contexto, não há pesar. O relato é leve, fluído e extremamente positivo, com mensagens de determinação e ousadia. “Tendo deficiência visual desde meu primeiro ano de vida, aprendi que o mundo, apesar de ser recheado de imagens e cores, também é repleto de maravilhas que os olhos não são capazes de enxergar”, conta Giovanna.

A estreia no mundo literário vem acompanhada da trajetória artística. Giovanna é formada em música com especialização em canto lírico pela Universidade de São Paulo. Ela, inclusive, já se apresentou diversas vezes com o maestro João Carlos Martins, verdadeiro ícone de superação e fez parte do último especial de Natal do cantor Agnaldo Rayol.

“Escolhi a Vida” traz páginas de inspiração, embaladas por uma relação quase simbiótica com o clássico. Como não poderia deixar de ser, configura uma experiência transmídia, acompanhado por CD com três faixas musicais de sua autoria. Além de ser acessível por utilizar recursos de áudio descrição e versão em pdf. No evento especial de lançamento na FIESP, Giovanna fará um pocket show para convidados, acompanhada pelo Quinteto Bachianas do Sesi-SP. A apresentação contará, ainda, com abertura especial da pianista Juliana D´Agostini, que estudou com Giovanna e fará uma homenagem à amiga.

Sobre a autora: Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Giovanna Maira é cantora lírica e compositora. Deficiente visual desde um ano e dois meses de idade, iniciou o estudo de piano aos três e teclado aos cinco. Com doze ano, ingressou em um conservatório onde se formou em canto popular. Em 2004, ingressou na USP para especialização em canto e arte lírica. Venceu candidatos de 86 países no concurso Rosemary Kennedy, que é promovido anualmente pela Very Special Arts, o que abriu portas para o primeiro show internacional.

Ficha técnica
Coleção: Quem lê sabe por quê – Literatura geral
ISBN: 978-85-8205-848-0 
Ano: 2016
Páginas: 128
Capa: brochura
Formato: 16,5 cm X 23 cm 
Preço de capa: R$ 56,00 

(*)O livro traz a descrição das imagens para que as pessoas com deficiência visual consigam ter acesso, em áudio, com o auxílio de leitores de tela, ao conteúdo da imagem em formato de texto. Vem acompanhado de um CD com as músicas da cantora e o título + nome da autora estão impressos em braile)

Serviço

Lançamento: “Escolhi a Vida” com pocket show de canto lírico com a autora Giovanna Maira

Data: 26/04/2016 às 19h

Local: Fiesp – 16º andar
Av. Paulista, 1.313 (estação Trianon- Masp do metrô)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui