Caixa Cultural Rio apresenta oficina-espetáculo de História Cantada

A oficina será destinada ao público infantojuvenil e terá entrada franca

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove no dia 14 de maio (sábado), das 15h às 17h30,o projeto inédito Cantando História Para Ler o Mundo, do músico mineiro Joaquim de Paula. A proposta da oficina-espetáculo é incentivar crianças e adolescentes, de 7 a 12 anos,  à prática da leitura e criação através de histórias contadas e cantadas. A atividade é patrocinada pela CAIXA e Governo Federal. 

As histórias apresentadas na oficina são todas criadas pelo artista Joaquim de Paula com base em material de domínio público do folclore brasileiro, acrescidas de ilustrações sonoras, plásticas, cênicas e interativas. Com esse material, pesquisado durante 20 anos, o artista criou um universo no qual histórias contadas e cantadas pudessem aguçar o interesse das crianças à inventividade a partir do que presenciariam.  Com esta ideia, usando música e texto como ferramentas, nasceu a oficina Cantando História Para Ler o Mundo.

“Trabalharei com um repertório básico de três histórias para possibilitar maior adequação a diferentes faixas etárias e público predominante. Todas são de minha autoria: Um barulho diferente na casa nova do coelho, destinada a crianças pequenas; A história do rei e O enigma do piolho real, para o público misto de crianças e jovens”, explica o músico e contador.

Na oficina, os participantes serão agrupados de acordo com a idade. Inicialmente, uma história será apresentada por Joaquim. Gradativamente, o público é convidado a participar do enredo.  Em um segundo momento, a partir de elementos dessa história, serão propostos jogos, brincadeiras e vivências que favoreçam maior interação com o texto narrado. Também serão realizados jogos de interpretação do texto.

Após a apresentação das diferentes interpretações, chegará a hora da elaboração de um livro, onde serão registradas as visões da história narrada e momentos interessantes vividos durante o processo. Para a confecção do livro, serão utilizados materiais simples como papéis, plásticos, barbantes, linhas, retalhos, sucatas pequenas, entre outros.

A oficina também será ministrada de 11 a 13 de maio (quarta a sexta-feira), mas destinada exclusivamente a alunos de escolas da rede pública.                        

Sobre o artista:
Joaquim de Paula nasceu em Montes Claros (MG). Tem especialização em música eletroacústica (composição) e Educação Musical. Atuou como professor em escolas de ensino médio e maternal, e em cursos de formação de professores. Ministrou oficinas pelos projetos Leia Brasil (Petrobras) e PROLER, da Biblioteca Nacional, passando por mais de 200 cidades brasileiras. 

Serviço:

Oficina Cantando História Para Ler o Mundo
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Foyer
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data: 14 de maio (sábado)
Horário: 15h às 17h30 ( senhas distribuídas a partir das 14h30)
Classificação Indicativa: 7 a 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

DEIXE UM COMENTÁRIO