Em sua 13a edição o Circuito de Outono Café Cachaça e Chorinho, que acontece esse ano entre os dias 14 de abril e 1º de maio no Vale do Café, região sul fluminense, contará com  a participação de 13 empreendimentos do Tour da Experiência. Esses empreendimentos, que fazem parte de roteiro histórico certificado pelo Sebrae,  prepararam atividades que revisitam a história do café, utilizando a cachaça como ingrediente ou o chorinho como trilha sonora.

A adesão dos integrantes do Tour revigora o evento, que se propõe ao resgate das culturas originárias de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil colonial, o ciclo do café, que envolve os interiores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com atividades pagas e gratuitas, elas acontecem de quinta a domingo e estão concentradas nos municípios de Barra do Piraí e distrito de Ipiabas, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores.

Começando pela “princesinha do café”, Vassouras, dia 15 de abril comemora-se o aniversário de Eufrásia Teixeira Leite, que foi a primeira grande investidora brasileira, além de exemplo de independência feminina dentro da elite no século XIX.  Em sua homenagem o Mara Palace Hotel realiza às 18h o “Brinde à Eufrásia”, com participação de duas pesquisadoras que fazem palestra sobre a personagem. No Hotel Santa Amália há oferta de pacotes temáticos aos hóspedes entre os dias 15 e 17 de abril, sendo todas as atividades abertas aos visitantes. No sábado, dia 16, a manhã inicia-se com visita a fazenda histórica e à noite acontece grande baile com aulas de dança. No domingo, dia 17, o café da manhã tem cardápio imperial e recepção da personagem Mariana Crioula, que conta histórias da do período cafeeiro.

O distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, que é conhecido como um destino de aventura, abriga alguns recantos únicos como a delicatessen Empório dos Arcos e a pousada Brisa do Vale. Com inspiração no evento o Empório dos Arcos realiza no dia 14 de abril, quinta-feira, às 14h, degustação de cafés aromatizados e nos dias 16 e 17, sábado e domingo, sua 1a Feira Gastronômica, reunindo produtores locais, cervejas artesanais e chefs que irão preparar pratos temáticos. A Pousada Brisa do Vale vai servir seu café da manhã colonial para hóspedes e visitantes durante todos os finais de semana de abril,  que inclui entre os itens, todos caseiros, bolo de chocolate com cobertura de cachaça.

As fazendas históricas do Tour da Experiência participam do Circuito de Outono ficando abertas a visitação especialmente para o evento. A fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras, receberá sempre às 15h, e vai servir bolo de chocolate com calda de café aos presentes. A fazenda Alliança, em Barra do Piraí, recebe sextas e sábados, com passeio  pelo antiga engenharia de lavagem de café e pela horta orgânica, que funciona em sistema “colhe e pague”. A fazenda São João da Prosperidade, no mesmo município, oferece visita guiada pela proprietária aos sábados e domingos em dois horários, às 10h e 15h, e para o Café Cachaça e Chorinho preparou degustação de batidas de frutas com cachaça e linguiça produzida na fazenda. A Vista Alegre, fazenda histórica localizada em Valença estará aberta nos dias 22 e 24 de abril, sempre às 15h e vai promover a visita “História com Cachaça”, tour guiado pela sede com degustação de bolo e cachaça regional ao final.

Na semana seguinte, entre os dias 21 e 24, a programação é intensa no Vale. Em Rio das Rio das Flores a novidade é a reabertura da Casa de Cultura, prédio histórico de 1896, recém restaurado, que realiza no dia 22, sexta-feira, entre 17h30 e 19h30 shows, palestras e exposição.  Há no local uma sala com memorial a Santos Dumont, pai da aviação, que foi batizado no município. No mesmo dia a Florart, no distrito de Manoel Duarte, oferece  às 14h oficina gratuita de bordado ministrada pelas artesãs locais. A loja também vende itens produzidos artesanalmente com diferentes materiais.

As fazendas históricas Paraízo e União abrem suas portas para os visitantes do município; a primeira oferece visita guiada nos dias 22 e 23 abril, sendo essa uma oportunidade de se conhecer uma construção autêntica do século XIX. A fazenda União realiza  programação voltada aos hóspedes e visitantes interessados em conhecer seus produtos desenvolvidos para o Tour da Experiência. Dia 22 de abril, sexta-feira, às 19h acontece o evento “Da Senzala a Casa Grande”, sarau afro com jantar à luz de velas. No dia seguinte, sábado, às 11h30, os presentes serão guiados por Dona Luisinha, personagem histórica que faz visita à casa sede, seguida de feijoada assinada pelo chef Leandro Monteiro.

A fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, atesta a qualidade de ser a primeira a realizar saraus históricos na região com o “Sarau do Gegê”, que acontece dia 22 de abril, sexta-feira, com início às 10h. O sarau é um dos poucos situados no século XX, inspirado no ex-presidente Getúlio Vargas, que costuma hospedar-se na fazenda e culmina em almoço com tradicional feijoada.

Gastronomia é uma das especialidades do Hotel e Restaurante Casa do Manequinho, em Piraí, que tem a cozinha sob o comando da chef Ana Paula Hack e terá no menu escalopinho de mignon flambado na cachaça ao molho de café entre os dias 21 e 24 de abril, na hora do almoço e do jantar.

Na última semana  as atrações ficam por conta da música e gastronomia. Dia 28 de abril, quinta-feira, às 20h, a Fazenda União, em Rio das Flores, promove a Roda de Samba com Aroma de Café, evento aberto aos visitantes com jantar e sobremesas  de café, degustação de cachaça e apresentação de música ao vivo. No dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 13h, o Mara Palace Hotel, em Vassouras, realiza sua feijoada com apresentação ao vivo de choro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui