Brasil recebe encontro internacional de poetas da língua portuguesa

CapaO Brasil está cada vez mais famoso internacionalmente. Além da Olimpíada, o país será palco do terceiro Encontro de Poetas da Língua Portuguesa no dia 10 de setembro, no Museu da República, no Rio de Janeiro. Além de promover integração entre autores lusófonos, o evento marcará o lançamento de uma antologia com 91 escritores de diferentes nacionalidades. O programa será gratuito e aberto aos poetas que se cadastrarem

Durante as atividades, haverá leitura de poesias e várias apresentações de ritmos dos países lusófonos. Além disso, o professor Wander Lourenço de Oliveira irá palestrar sobre a importância da convergência dos poetas lusófonos. Wander é doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutorando da Universidade de Lisboa (Pt).

Segundo a mentora e coordenadora da iniciativa, a cantora e poeta Mariza Sorriso, o principal objetivo é reunir autores e dar voz a escritores desconhecidos de todos os continentes, mas que falam o nosso idioma. “Desejamos unir rimas perdidas das tribos poéticas espalhadas pelo planeta, fragmentadas pelos aspectos geográficos, sociais ou cronológicos”.

– Precisamos conhecer o que vai no coração de cada poeta de língua portuguesa, não importa o país ou continente que viva – reforça.

A organizadora diz que as edições anteriores contaram com importantes nomes da literatura estrangeira, como, por exemplo, os portugueses José Manuel Martins Pedro, Emanuel Lomelino, Mariete Lisboa e o ator Tony Correia. “Além disso, a antologia que será lançada no encontro conta com a quarta-capa assinada por Pepetela, o maior escritor da África”.

Poetas portugueses presentes no II Encontro - Museu da República
Poetas portugueses presentes no II Encontro – Museu da República

Intitulada “Em todos os ritmos da poesia”, a obra contém 267 poemas de 91 poetas de seis países da língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal. “Embora estejamos ligados pelo idioma e pela poesia, somos originários de diversas culturas”.

Além disso, Mariza ressalta ainda sobre a grande variedade de perfis de escritores na obra. É possível encontrar autores de diferentes idades, níveis de vivência poética e classe social. Por exemplo, ela explica que alguns são autores renomados, premiados e até doutores em Letras e outros são calouros na poesia. “É essa grande diversidade cultural que compõe um rico cardápio poético”.      

Brasil e depois Portugal
Após o evento no Rio, a equipe organizadora segue para Lisboa onde será realizado mais um dia do III Encontro, em 24 de setembro, no Palácio da Independência, com presença confirmada de poetas e autoridades de vários países lusófonos. 

Para participar
Poetas que não estão na antologia também podem participar do evento. Basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico:encontrodepoetasdalinguaportuguesa@hotmail.com.

No assunto, é importante informar:  ‘Inscrição para participação no III Encontro de Poetas’. No corpo da mensagem deve-se dizer, além do nome, o país de origem. 

Serviço:

III Encontro de Poetas da Língua Portuguesa
Aberto aos poetas que se inscreverem
Gratuito
Horário: de 9h às 18h
Local: Auditório do Museu da República
Endereço: R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro
Contato: encontrodepoetasdalinguaportuguesa@hotmail.com
Classificação: Livre

DEIXE UM COMENTÁRIO