Bordar a vida com capricho, sem jamais perder o ponto

Caminho de mesa, livro de estreia da jornalista e escritora Letícia Myrrha, celebra a poesia presente no cotidiano

CapaO tempo entre as montanhas mineiras tem um modo diferente de passar, com amanheceres e anoiteceres ditados por outro ritmo, em uma cadência única do costurar dos dias que fica impregnada na alma do mineiro, mesmo quando o destino o leva para longe. É esse interior literal e figurativo que dá o tom do livro Caminho de mesa, obra de estreia da jornalista e escritora mineira Letícia Myrrha.
 
Publicado pela Editora All Print, Caminho de mesa traz um compilado de crônicas escritas por Letícia a partir de vivências em seu estado natal e na cidade que adotou há uma década, São José dos Campos (SP). Em sua narrativa, a escritora remete o leitor às deliciosas prosas entre amigos, em que causos são contados entre goles de cafezinho recém-passado, com boas pitadas de humor, ironia e uma percepção aguçada sobre as pessoas e as cidades – que ora servem como pano de fundo, ora como personagens de seus relatos.
 
Há também espaço para histórias permeadas por doçura, singeleza e melancolia, daquelas que ao mesmo tempo acalentam e desassossegam, em recortes da vida real honestos e cheios de poesia. Letícia prova, a cada nova crônica, que um olhar cuidadoso e curioso pode transformar situações corriqueiras em matéria-prima para textos tocantes, que despretensiosamente permanecem com o leitor bem depois da última página.
 
A crônica que dá título ao livro representa bem a riqueza presente no mundano, nas lições que o cotidiano presenteia a quem está disposto a vivenciá-lo. Assim como os caminhos de mesa tão habilmente tecidos pelas avós interioranas, a nossa trajetória de vida também precisa ser bordada sem pressa, com capricho e sem jamais perder o ponto.
 
Letícia Myrrha
Letícia Myrrha
Sobre a autora
Letícia Myrrha nasceu numa segunda-feira de outono, em maio de 1984, em Belo Horizonte. É mineira no falar comendo pedaços das palavras, na mania boa de ficar grudada na família, no desconfiado e discreto, querendo brilhar de um jeito sempre fosco. Filha de mãe professora, com quem aprendeu a olhar profundo e humano para as coisas, formou-se em Jornalismo pela PUC Minas, em 2006, onde aprendeu a transformar a criatividade em palavras.
 
No mesmo ano, mudou-se para São José dos Campos (SP) com o marido, onde mora desde então, agora com uma filha pequena. Nessa cidade do interior paulista, começou a escrever crônicas. Seus textos foram publicados no Jornal Domingo, de Pouso Alegre (MG), entre 2007 e 2012, e deram origem ao blog literário Prisioneiros em liberdade.
 
SERVIÇO
 
Título: Caminho de mesa
Autora: Letícia Myrrha
Ilustradora: Rachel Myrrha
Editora: All Print Editora
Páginas: 110
Preço de capa: R$ 30,00

DEIXE UM COMENTÁRIO