Bloco Sargento Pimenta faz primeiro ensaio aberto de 2016

"Pimenta Brasileira" acontece no Paiol 08 dia 10 de janeiro, domingo, com entrada gratuita e participações especiais de Chico Chico e João Cavalcanti

Foto: Coletivo CLAP

O ano começa em ritmo de Carnaval na Lapa. Dia 10 de janeiro, domingo, o BLOCO DO SARGENTO PIMENTA faz o primeiro ensaio aberto de 2016 no PAIOL 08. O evento, chamado de “Pimenta Brasileira”, vai ter participações especiais de CHICO CHICO e JOÃO CAVALCANTI e abertura com roda de coco do COCONOMÃ. A festa vai das 14h às 22h e tem entrada gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível.

Famoso por inserir a música dos Beatles na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba, o bloco vai mostrar ao público o que vem por aí no carnaval de 2016, dia 8 de fevereiro, no Aterro do Flamengo: a psicodelia contida em “Lucy In The Sky With Diamonds” vai nortear o desfile, que tem como slogan “Picture Your SELFIE”, em alusão à primeira frase da canção do quarteto de Liverpool. Um convite para expandir a mente apenas com música e alegria.

Às 15h o COCONOMàabre os trabalhos com sua roda de coco formada por Joaquim Lins, Dora Motta, Guido Oliveira, Eduardo Rezende, Eduardo Falcão, Leonardo Dias e Danilo de Oliveira.  Criado em 2013, o grupo tem a proposta de ecoar na rua as músicas de grandes mestres populares do coco nordestino, além de composições autorais. Dona Selma do Coco, Coco Raízes Arcoverde, Dona Aurinha do Coco e outros mestres são reinterpretados com um sotaque carioca.

O BLOCO DO SARGENTO PIMENTA entra às 16h30 com o time completo, formado por banda e 140 ritmistas, além do reforço especial de CHICO CHICO e JOÃO CAVALCANTI e dos músicos BERNARDO LEGRAND e GUSTAVO PEREIRA. Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções dos Beatles, o repertório inclui a ciranda “Yellow Submarine”, o xote “Penny Lane”, o ijexá “Twist And Shout”, o samba reggae “Help!”, o funk “A Hard Day’s Night”, o batidão “Ticket To Ride”, as marchinhas “She Loves You” e “All My Loving”, o baião “Can’t Buy Me Love”, o maxixe “Mother Nature Son”, o samba “I Want To Hold Your Hand”, a quadrilha “Here Comes The Sun” e o maracatu “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. No Carnaval 2016 estão incluídas as músicas novas “Oh! Darling”, “You’ve Got To Hide Your Love Away”, “I Saw Her Standing There”, “Eleanor Rigby”, “In My Life”, “Martha My Dear” e “All Together Now”, entre outras.

O Bloco do Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Veio a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool na sonoridade brasileira da bateria de uma escola de samba. De lá pra cá, o “Pimenta” arrasta multidões por onde passa. Em 2015, o Aterro do Flamengo recebeu 180 mil pessoas e o Sargento Pimenta abocanhou o prêmio Serpentina de Ouro, promovido pelo jornal O Globo, na categoria Melhor Bloco, em votação popular.

Os shows da Temporada de Verão do Sargento Pimenta são frutos de um processo vivido pelos 140 alunos na oficina do bloco, que é chamada internamente de “brincadeira séria”. A diversão está garantida no carnaval e perpassa todas as aulas. No entanto, a brincadeira não teria tamanha repercussão se não fosse pela seriedade com a qual professores e alunos levam o processo de construção do trabalho, que culmina na segunda-feira de carnaval. Durante oito meses, os alunos participam de um processo de educação musical. Para entrar em contato com o rico universo da cultura popular brasileira e conhecer mais profundamente as músicas do quarteto de Liverpool, os nove professores lançam mão de uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem de música: o método O Passo. Essa “brincadeira” traz um trabalho diferenciado no circuito das oficinas de blocos de carnaval no Rio de Janeiro.

SERVIÇO 

Ensaio aberto Carnaval 2016 do Bloco do Sargento Pimenta – Pimenta Brasileira
Participações especiais de Chico Chico e João Cavalcanti
Abertura: Coconomã

Data: 10/01/16, domingo
Local: Paiol 08 – Rua dos Arcos, s/no, Lapa (anexo à Fundição Progresso) | contato@paiol08.com.br
Telefone: (21) 2524-2950
Capacidade: 400 pessoas
Horário: 14h às 22h
Classificação etária: livre

EVENTO GRATUITO mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível

CRONOGRAMA

14h – Abertura da casa
15h às 16h – Abertura com Coconomã
16h30 às 20h30 – Bloco do Sargento Pimenta (participações de Bernardo Legrand, Chico Chico, Gustavo Pereira e João Cavalcanti)
22h – Encerramento do evento

DEIXE UM COMENTÁRIO