Biografia sobre Abdias Nascimento será lançada no Centro Cultural da Justiça Federal

Publicação faz parte da série "Grandes Vultos Que Honraram o Senado"

A obra “Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento”, iniciativa do Senado Federal, será lançada no dia 26 de agosto, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, em sessão de autógrafos com a presença da autora – Elisa Larkin Nascimento, professora e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro). Durante o lançamento da obra, haverá leituras de poemas de Abdias Nascimento e de poetas convidados a lerem seus textos em homenagem a ele.

Abdias Nascimento (1914-2011) foi poeta, escritor, teatrólogo, artista plástico e professor universitário. Sobretudo, ele foi ativista dos direitos humanos. Sua vida e obra iluminam os meandros do racismo e a riqueza da cultura negra no Brasil e no mundo.

A autora foi esposa e companheira de Abdias nos últimos 36 anos de sua vida. A convivência e a participação direta nas ações e criações dele, ao longo desse período, abalizam uma abordagem aprofundada em narrativa entrelaçada ao contexto histórico. A autora documenta o texto com base no acervo do biografado, que integra o registro Memória do Mundo da UNESCO (MOW), patrimônio documental da humanidade. À frente do IPEAFRO, instituição que ajudou Abdias a fundar em 1981, a autora coordena a organização, preservação e disponibilização para pesquisa do conteúdo do acervo, além de dar continuidade a seu trabalho em favor da implantação da política de ensino da história e cultura de matriz africana.

“Neste livro cuidadosamente pensado, em narrativa cativante Elisa Larkin Nascimento oferece muito mais do que a estória de uma vida singular: ela convida o leitor a explorar as questões locais, nacionais e transnacionais que Abdias Nascimento confrontou no século XX e no início do século XXI. Sobretudo, esta obra testemunha a luta incansável de um homem pela justiça racial e pelos direitos humanos em seu país e no mundo.”

– Anani Dzidzienyo, professor de Estudos Africana, Universidade Brown (EUA)

“A biografia de Abdias Nascimento é a vida de um povo que se levanta em direção ao sol de um novo dia. Poucas vidas humanas têm sido tão instrutivas como a deste homem de cultura, referência do humanismo e da filosofia africana. Um cidadão brasileiro com os ombros envolvidos pelo passado e pela atualidade de seu país, sua biografia ocupa lugar de direito ao lado dos grandes vultos da história do Brasil e do mundo.”

– Molefi Kete Asante, autor de A história da África e criador do primeiro programa de doutorado em Estudos Afro-Americanos (Temple University, EUA)

Quarta-feira, 26 de agosto de 2015D
as 18h às 21h
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241
Tel. 3261-2550 

Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento
Autora: Elisa Larkin Nascimento
Formato 15 x 22 cm., 347 p., ilustrações (PB e cores)
Valor: R$ 25 – Edição do Senado Federal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui