Biblioteca Nacional promove a Conferência Primo Levi, pela primeira vez no Brasil

Renomada iniciativa sobre a obra do autor e químico italiano, sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz, acontece na quarta-feira (27), às 17h. A data marca o 71° ano de libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho

Na próxima quarta-feira (27), às 17h, a Biblioteca Nacional promoverá – pela primeira vez no Brasil – a Lezione Primo Levi (Conferência Primo Levi). Renomada iniciativa realizada anualmente pelo Centro Internacional de Estudos Primo Levi em Turim, Itália, apresenta a obra do autor e químico italiano, sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz.

A Conferência Primo Levi (2016) acontece no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional e será proferida pelo professor Domenico Scarpa, da Universidade de Milão. A iniciativa terá como tema uma reflexão sobre a linguagem de Primo Levi, como escritor e testemunha, sob o título: “In un’altra língua”(“Em uma outra língua”). Também participam da mesa de conferência: Fabio Levi, diretor do Centro Internacional de Estudos Primo Levi e professor de História Contemporânea na Universidade de Turim; e o presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa. A data da primeira conferência no Brasil marca o 71° ano de libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho.

Na sexta-feira (29), às 17h, os professores Fabio Levi e Domenico Scarpa participarão de debate sobre a obra “Assim foi Auschwitz – Testemunhos 1945-1986”, recentemente traduzida em português e publicada no Brasil pela Cia das Letras. O debate também será realizado no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.

Parceria
As atividades são realizadas em colaboração entre a Biblioteca Nacional, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Internacional de Estudos Primo Levi. A BN pretende fixar o evento em seu calendário de atividades, realizando a conferência anualmente no Brasil e publicando os textos em português e em italiano.

A Conferência Primo Levi é uma das principais iniciativas do Centro Primo Levi e é ministrada, a cada ano em Turim, por especialistas na obra do autor italiano.  O Centro é uma instituição de reconhecimento internacional, dedicada à memória de Primo Levi e à guarda de documentação relativa à experiência da deportação dos judeus italianos para os campos de extermínio, assim como para a pesquisa sobre a história da resistência antifascista e os temas da intolerância e do racismo.

Serviço

Conferência Primo Levi – com participação do presidente da BN, Renato Lessa

Data: Quarta-feira (27)
Horário: 17h
Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/n – acesso pelo jardim, Centro – Rio de Janeiro

Debate sobre o livro “Assim foi Auschwitz – Testemunhos 1945-1986”

Data: Sexta-feira (29)
Horário: 17h
Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/n – acesso pelo jardim, Centro – Rio de Janeiro

DEIXE UM COMENTÁRIO