Ateliê na Tijuca recebe no quintal evento de música, gastronomia e fotografia

Caio Nunez, Diogo Bueno, Thársila Di Britto e outros se apresentam no Vitrola

Caio Nunez - Divulgação

A ocupação cultural de um espaço inusitado: é assim que vai estrear o evento Vitrola, que a cada último domingo do mês vai tomar conta do Ateliê Benditho Quintal, com shows, exposições de fotos, debate e outras atrações. A primeira edição acontece no dia 31/01, das 12h às 21h.

Normalmente um espaço para cursos, palestras e exposições de arte, o Ateliê vai abrir as portas do seu quintal para um evento colaborativo: além dos shows que já fazem parte da programação, a vitrola que batizou o evento vai ficar à disposição de todos, que são incentivados a levarem seus LPs favoritos para fazerem a trilha sonora do evento.

Para estrear em grande estilo, o Vitrola vai contar com apresentações e muita música desde cedo. A partir das 12h, o som ambiente fica por conta dos próprios frequentadores e suas canções favoritas. Já às 14h, o pesquisador cultural Lucas Santos assume o set até às 15h30. Logo em seguida, o debate aberto “Ocupar com cultura” promove um bate-papo inclusivo sobre o integração da arte aos espaços urbanos.

“A gente há um tempo vem tentando questionar a lógica de uma cidade que esqueceu as manifestações livres e micro espaciais da cultura e só tem se voltado para financiar grandes eventos, de apelo turístico e econômico maior. Então o Vitrola entra nesse contexto como mais uma tentativa de mover uma ocupação cultural independente, pelo menos mensalmente”, explica Lucas Santos, que também é o organizador do evento.

Os shows começam às 16h30, com o projeto de blues e rock River Down Chicago. Em seguida, o coletivo Laço Clã 1331 leva seu rap ao público do Vitrola a partir das 17h. Às 17h30, a MPB ganha destaque na voz de Caio Nunez, que vai mostrar o repertório de seu EP de estreia “Akinauê”. Nas canções, o papel da cidade opressora da música recente carioca some perante a grandiosidade quase espiritual da natureza. Caio canta o sol, as flores e folhas como se elas fossem parte de um amor.

O evento recebe ainda Diogo Bueno (18h), Gabriel Versiani (18h30), Iuri Andrade (19h) e Thársila Di Britto (19h30), em uma mescla de pop, MPB e folk.

Completam a programação exposições dos fotógrafos Cris Froment e Rapha Silva. Na cozinha do quintal serão vendidos caldos, massas e opções veganas. O evento ainda marca o lançamento e venda do zine (con)torno, de Lucas Santos. Também estão à venda os vinis do próprio Ateliê.

Serviço

Vitrola – 1ª Edição
Data: 31/01
Horário: a partir de 12h
Local: Ateliê Beneditho Quintal
Endereço: Rua Pereira Nunes, 189 – Tijuca – Rio de Janeiro
Entrada: livre (contribuição sugerida: R$10)
Classificação: livre
Informações: https://www.facebook.com/events/1113013415390009/

DEIXE UM COMENTÁRIO