Presentes na decoração de diferentes ambientes, estátuas e bustos embelezam casas, tribunais, museus, centros culturais, entre muitos outros locais em que a arte é bem-vinda.

Com preços muito mais acessíveis, devido a ajuda da tecnologia que permite produção em escala industrial, hoje é possível produzir réplicas bem realistas em tamanhos diversos.

Cinco esculturas famosas em todo o mundo  
A representação bem realista do corpo humano e a resistência heróica aos efeitos do tempo são pontos em comum em algumas das esculturas mais famosas do planeta. Relembre algumas estátuas que entraram para a História da Arte:

Davi
Ícone do Renascimento Cultural, a estátua ‘Davi’ é uma das mais famosas de todos os tempos. Esculpida por Michelangelo, no início do século XVI, a escultura, que é uma homenagem ao rei bíblico de mesmo nome, impressiona por seu realismo.

A lendária vitória do israelita, que antes de ser da realeza combateu o gigante Golias, é uma das mais conhecidas da Bíblia. E toda a grandeza do Rei Davi está representada na estátua de mais de 5 metros de altura. A escultura pode ser visitada na Galleria dell’Accademia, em Florença, na Itália,  

Vênus de Milo
Outra escultura, que entrou para história da arte por sua fama, é a ‘Vênus de Milo’. A estátua de, aproximadamente 2 metros de altura, é considerada uma representação de Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza (conhecida como Vênus na mitologia romana).

A obra de arte foi encontrada na ilha de Milo, na Grécia. Mas, não se sabe ao certo quem é o autor. A criação foi atribuída a Alexandros Antióquia porque seu nome está gravado no pedestal da estátua. Também não é possível dizer precisamente o ano que foi esculpida, mas é do período entre 130 a.C e 100 a.C. A escultura pode ser visitada no Museu do Louvre.

O Pensador
Considerada uma das estátuas mais conhecidas do mundo, ‘O Pensador’ foi concebida por Rodin em 1904. A escultura em bronze retrata Dante Alighieri, o autor da obra literária Divina Comédia, em estado de reflexão nos portões do inferno, criado por ele mesmo, em seu livro.

A obra de arte foi produzida para fazer parte do portão monumental do Musée des Arts Décoratifs. Por ser uma homenagem a Dante, originalmente se chamava ‘O Poeta’ Mas, seu sucesso é tão grande, que hoje está exposta atualmente no Museé Rodin localizado em Paris.

Pietá
Exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano, ‘Pietá’ é uma das obras de arte mais famosas de Michelangelo. Esculpida em mármore, a estátua retrata o corpo morto de Jesus nos braços de sua mãe, Nossa Senhora.

Criada em 1498, quando o artista italiano tinha apenas 20 anos, a escultura que era uma encomenda se tornou a obra-prima de Michelangelo. Só depois dessa criação ele se tornou famoso na Europa Renascentista.

Dama da Justiça
“A justiça é cega”. Você provavelmente já ouviu essa frase. Quem representa muito bem essa ideia é a estátua Dama da Justiça. Embora ninguém saiba quem a criou, ela representa Têmis, a deusa grega da Justiça. A escultura é presença garantida na decoração da maioria dos tribunais mundo afora.