As dez vidas do Sr. Cardamo

O livro nos faz refletir sobre o quanto o destino de uma pessoa é marcado desde sua nascença. O romance descreve a trajetória instigante sobre a crise psicológica do personagem que nasce indesejado no seio de uma família tradicional de Porto Alegre e mantém alguns segredos até próxima a sua morte.

Ao passar do livro o leitor se pergunta até o quanto é possível uma pessoa guardar um segredo sobre sua existência. “…Nasceu diferente e sem ser desejado. Escondia seu verdadeiro eu. Vivia como não gostava de viver, morreria como não gostaria de morrer…”, o Sr. Cardamo sofre em um tempo no qual não era possível expor ou levantar qualquer suspeita sobre os seus segredos, quão o maior era o esforço, sempre vinha algo a tona para levantar suspeitas.

Para esconder o seu indecoroso delito e perversão, o Sr. Cardamo é enviado de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, onde vive pela primeira vez a liberdade tolhida por sua família para esconder as vergonhas do pecado capital. Na cidade maravilhosa descobre o seu primeiro amor, conhece a força do poder da mentira e cria uma realidade burlesca que acompanha sua vida.

Após se formar seu próximo passo é o grotesco e ardiloso ambiente político de Brasília. O Sr. Cardamo cria uma relação estreita com um filho de um militar de alta patente que o persegue com a ideia de ser um subversivo comunista. Nesse mesmo período, reencontra Carlos seu amigo de infância na sua cidade natal que coloca em risco sua confortável e pomposa situação.

Sua vida entra em decadência com a mudança de governo na capital. Toda a sua história oculta começa a vir a tona. A maldição da avó começava a se concretizar: “Mude, Pedro. Seja homem como o seu tio. Se você não mudar, irá para o inferno. Jamais esqueça isso”. Mas o inferno estava mais próximo do que se imagina, assim como sua morte trágica e medíocre….

As dez vidas do Sr. Cardamo
Editora Octavo
José Carlos de Mello
Preço: R$ 49,90
N° Páginas: 256
ISBN: 978-85-63739-50-6
Formato: 14×21 cm
Capa: Brochura

Sobre o autor:
José Carlo de Mello é professor, pesquisador, administrador e engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez mestrado e doutorado em Engenharia de Produção na COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou no Governo do Distrito Federal – Brasília durante anos. É autor dos livros de O cão de Pavlov (Ed. Octavo), Os Tempos de Getúlio Vargas (Ed Topbooks) e os técnicos Planejamento do Transporte (São Paulo, Editora Mac Graw Hill, 1975), Planejamento dos Transportes Urbanos (Editora Campus, 1982), Transportes e Desenvolvimento Econômico (EBTU, 1984) e Meio Ambiente – Desenvolvimento e Educação (OEA, 1996).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui