“As aventuras do Menino Iogue” reestreia no Teatro Clara Nunes

foto: Carol Chediak
foto: Carol Chediak

Após sucesso de público e crítica das temporadas de estreia no Galpão das Artes e Teatro Tom Jobim, o musical segue, dia 7 de novembro, às 16h, para o palco do Teatro Clara Nunes no Shopping da Gávea. Inspirada no livro homônimo de Antonio Tigre, a fábula apresenta a ioga e a cultura hindu através do teatro, de um jeito mágico e divertido para toda a família.

Dedicada a todas as idades, a peça dirigida por Arlindo Lopes e Juliana Terra, conta a história de um jovem príncipe indiano que está cansado da vida cheia de regras e paparicos no palácio quando recebe um chamado que muda sua vida para sempre. Um pássaro azul diz que ele deve empreender uma viagem até as montanhas dos Himalaias para encontrar e descobrir um segredo sobre o universo. Assim, o menino parte em busca desse encontro e, no caminho, conhece várias deidades da mitologia hindu e aprende o segredo do universo.

Representado por um boneco do tamanho de uma criança, o menino iogue é articulado com uma tecnologia lúdica. Desenvolvido por Alexandre Guimarães, ele ganha vida nas mãos de Antonio Tigre, professor de ioga há 11 anos, e assim, dança e faz posturas da ioga.

Quatro atores (cuja preparação vocal é assinada pela atriz e cantora Soraya Ravenle) e quatro músicos vivem as peripécias deste pequeno “buscador” no seu caminho rumo à iluminação. Cada um deles tem um talento peculiar e, juntos, trazem vida e brilho à história enriquecendo o espetáculo. A atriz que representa Parvati, Luciana Bollina, a feminilidade personificada, é bailarina e cantora. O ator que representa Shiva, Orlando Caldeira (I love Paraisópolis), o Deus auspicioso, é um barítono acrobata circense. A atriz Grasiela Muller, que representa o pássaro azul, guia do menino na jornada, é multi-instrumentista e palhaça.

Rico em texturas, sonoridades, humor e poesia, foi adaptado por Arlindo Lopes, Carol Chediak e Juliana Terra.

Os músicos utilizam máscaras feitas na técnica de papietagem, desenvolvidas pela artista plástica peruana, Maria Arribasplata, para recriar os personagens que saem das páginas do livro. A cobra Ananta e o rato Vahana, bonecos criados e confeccionados por Fernando Gomes, criador dos bonecos do Castelo Rá Tim Bum e Cocoricó, trazem ternura e humor ao espetáculo. A trilha sonora combina a música brasileira e a sonoridade polifônica indiana, usando instrumentos como zabumba e sitar, guitarra e harmonium, violino e tampura.

SINOPSE
Jovem príncipe indiano é guiado por um passarinho azul numa viagem musical e mágica para descobrir um grande segredo do universo.

FICHA TÉCNICA
Baseado no livro “As Aventuras do Menino Iogue”, de Antonio Tigre
Adaptação teatral: Arlindo Lopes, Carol Chediak e Juliana Terra
Direção: Arlindo Lopes e Juliana Terra

Elenco: Antonio Tigre, Antonio Arvind, Grasiela Muller, Guilherme Alves, Guilherme Cavalcanti, Luciana Bollina, Orlando Caldeira, Wilson Jequitibá

Assistência de direção e fotografia: Carol Chediak
Músicas originais: Antonio Tigre
Cenário: Gabi Windmüller e Alberta Barros
Figurino: Beth Passi de Moraes, Joana Passi e Rebeca Dallmaier
Iluminação: Paulo César Medeiros
Direção musical: Guilherme Cavalcanti
Supervisão musical e preparação vocal: Soraya Ravenle
Direção de movimento: Juliana Terra
Preparação de manipulação do boneco: Alexandre Guimarães e Letícia Medella
Criação e confecção do menino iogue: Alexandre Guimaraes
Criação e confecção da cobra Ananta e do rato Vahana: Fernando Gomes
Designer de máscaras: María Arribasplata
Direção de produção: Alice Cavalcante
Assistente de produção: Luísa Reis
Co-realização: Pássaro Azul Produções Culturais
Realização: Terra Tigre Produções Artísticas e Sábios Projetos

SERVIÇO
Espetáculo: As aventuras do menino Iogue
Reestreia: 7 de novembro de 2015
Local: Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea)
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ                CEP: 22451-040– Telefone – (21) 2274-9696
Temporada: 7 de novembro a 20 de dezembro
Data: Sábado e Domingo
Horário: 16h
Gênero: Musical – Infantil
Duração: 55 min.
Classificação: Indicado para crianças a partir de 3 anos
Preço: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia)
Bilheteria: todos os dias a partir de 13h
Capacidade: 496 lugares

DEIXE UM COMENTÁRIO