As Abstrações Caligráficas de Marcio Goldzweig no Centro Cultural Justiça Federal

Acrílicas sobre tela e xilogravuras compõem a exposição individual do artista que poderá ser visitada a partir do próximo dia 08 na Galeria do Térre

“Abstrações Caligráficas”, exposição individual de Marcio Goldzweig, reúne acrílicas sobre tela e xilogravuras do artista no Centro Cultural Justiça Federal, a partir de 08 de junho. Sob curadoria de Eliane Santos, a mostra ficará aberta à visitação até 24 de julho, sempre de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, na Galeria do Térreo.

Desafinando o coro da hiperconectividade e das mensagens digitais, Goldzweig propõe uma releitura da beleza e dos movimentos das formas caligráficas, que, mais que imprimirem a expressão de diferentes culturas, revelam uma individualidade que a comunicação hoje tende por planificar.

Divulgação

Em suas “Abstrações Caligráficas”, o artista resgata também os suportes para desenvolver essas mensagens, seja ao gravá-las em madeira, em suas xilogravuras, seja na confecção de canetas a partir de waribashis, hastes de bambu e recortes de latinhas de refrigerante. Até mesmo borrachinhas escolares já foram utilizadas como matrizes.

Marcio Goldzweig (Rio de Janeiro, 1958) iniciou sua formação artística em 1970, no curso livre de pintura e gravura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A partir de 1975 atua como ilustrador publicitário em São Paulo. Em 1977 entra para a Escola de Belas Artes da UFRJ, curso de Desenho Industrial, transferindo-se para Comunicação Visual. Transitou na EBA até 1981, pelos ateliês e oficinas de gravura, escultura, cerâmica, marcenaria, serigrafia, fotografia e desenho artístico.

Vale o Escrito

Depois de um longo intervalo, entra em 2011 para a Oficina de Gravura do SESC Tijuca, voltando a produzir gravuras em metal, xilogravuras, linoleogravuras e experiências artísticas com técnicas correlatas.

Recentemente, participou da exposição coletiva “Contemporary Brazil & Baroque Roots Show”, na sede da ONU Secretariat Lobby United Nations (Nova York, junho 2013); da “1a. Bienal Sul Americana de Gravura”, no Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro, julho/setembro 2014); da coletiva “Zona Gráfica”, com a participação dos grandes mestres da gravura carioca (Rio, julho 2015); da coletiva temática “Erótica – Desejos Traduzidos” (Rio, agosto 2015); e da “Panor’almas” (Paris, setembro 2015), coletiva de artistas brasileiros.  

Mais sobre Marcio Goldzweig
marciogoldzweig.com
fb.com/xilogravuras.woodcuts
fb.com/marcio.goldzweig
fb.com/figurinhas.carimbadas

Serviço

Evento: “Abstrações Caligráficas”, de Marcio Goldzweig
Data: de 08 de junho a 24 de julho
Horário: de terça a domingo, de 12h às 19h
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco nº 241, Centro, Rio de Janeiro)

DEIXE UM COMENTÁRIO