Aline Calixto lança primeiro single de seu novo trabalho, o álbum Meu Ziriguidum

Aline Calixto - Foto: Henrique Gualdirei
Aline Calixto - Foto: Henrique Gualdirei

A sambista Aline Calixto está finalizando seu terceiro álbum batizado de Meu Ziriguidum (independente). O primeiro single, Papo de Samba, chegou, no início de julho, nas rádios de todo país e é a quarta faixa do disco. Acanção composta pelo trio Carlos Caetano, Moisés Santiago e Flavinho Silva foi gravada no início da década de 2000 pela turma do Fundo de Quintal e é um samba divertido cuja letra faz alusão a um personagem suburbano e suas peripécias cotidianas.

Papo de Samba ganhou um videoclipe dirigido por Fernanda Araújo (que também assina o roteiro), da Brokolis Filmes e Vídeo Design – empresa de áudio visual localizada em Belo Horizonte que também já assinou clipes de Erasmo Carlos, Skank, Capital Inicial entre outros.

Para compor o videoclipe, o roteiro precisava traduzir em imagens a vivacidade e o movimento da música e de sua interprete, Aline Calixto. Para isso, o primeiro desafio foi criar uma linguagem que contasse a história da letra de uma forma descontraída mas inusitada. E já que o gênero musical mais popular do país mistura instrumentos com sonoridades distintas e cadências variadas, a Brokolis também misturou um cenário real em miniatura com animação 3D.

A maquete foi construída com papelão, madeira, palitos, restos de marcenaria, massa, tinta,  tampinhas de vários tipos de garrafas, parafusos, botões, retalhos de tecidos e vários outros ‘resíduos descartáveis’. Tudo foi  cortado, moldado e reaproveitado, compondo o bar, as ruas, o morro, a residência do casal, enfim, toda a cidade onde passa a história. A intenção não era criar uma réplica mas cenários que se aproximassem do real. A fotografia foi um desafio à parte porque a cidade precisava ‘estar viva’ mas o cenário em miniatura era (quase) um impeditivo. A solução foi utilizar mini-leds, pequenas lanternas e até aquelas luzinhas de Natal. E não é que deu samba?! Aline Calixto foi ‘absorvida’ pelo cenário através de seus painéis eletrônicos, televisão e cartazes lambe-lambes.

Após oito semanas entre construção, gravação e todo processo de concept, modelagem, texturização, animação, composição, montagem e colorização, Aline Calixto apresenta o clipe Papo de Samba.

Meu Ziriguidum tem onze faixas, produção assinada por Paulão 7 Cordas e Thiago Delegado e as participações de Zeca Pagodinho,  Alindo Cruz e do rapper paulistano Emicida.

Assista ao clipe Papo de Samba

Site Oficial: www.alinecalixto.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO