Adoção tardia é tema de espetáculo encenado por jovens da Cidade de Deus

Os Arteiros - O Que Será De Nós Daqui a 4 Anos (foto: Divulgação)
Os Arteiros - O Que Será De Nós Daqui a 4 Anos (foto: Divulgação)

O grupo de teatro Os Arteiros, da Cidade de Deus, apresenta seu novo espetáculo “O Que Será de Nós Daqui a 4 anos?”, no Teatro Municipal Café Pequeno, de 17 a 20 de Dezembro, às 20h. Essa é a quarta montagem da trupe, que recebeu 3 prêmios no último Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro (Melhor Espetáculo; Melhor Direção; e categoria especial com a atriz Bruna Ventura). O grupo é formado por crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos, todas moradoras da Cidade de Deus, comunidade localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. O texto é do diretor teatral Fernando Barcellos e a trilha original é assinada por Jarbas Bittencourt. 

No Brasil existem mais de 31 mil pretendentes a pais e mães e cerca de 5,5 mil crianças aguardando adoção. Entretanto, apenas uma pequena parcela dessas crianças consegue ser integradas em novas famílias. Dados como sexo, idade, cor da pele e estado de origem determinam a possibilidade de adoção de cada criança. Dos residentes em abrigos, 75% permanecem nessas instituições até atingirem a maioridade civil, aos 18 anos. Dentre as selecionadas para possíveis pais, mais da metade retornam por dificuldades de adaptação, e é essa expectativa que é apresentada pelo grupo.

Na montagem, nove crianças dão vida aos personagens que sonham com o dia da sua adoção. Para dar mais veracidade, os atores foram conhecer a rotina dos internos em alguns abrigos. “Fizemos uma pesquisa extensiva, visitas a abrigos e entrevistas com diversos agentes envolvidos nesse contexto. Quanto mais velha a criança, mais difícil fica para ela ser adotada. Queremos mostrar os sonhos e as expectativas dessas crianças que vivem nos abrigos do Brasil e levar a uma reflexão sobre o porquê dessa conta não fechar”, explica Fernando Barcellos.

Integram a peça os atores Marcelo Mariano e Luma Ferreira, que participaram da novela ‘Além do Horizonte’, da Rede Globo.

Sobre a peça “O Que Será de Nós Daqui a 4 anos?” 

Dias: 17/12; 18/12; 19/12; 20/12
Local: Teatro Municipal Café Pequeno – Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon – RJ
Horário: 20h
Preço: R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia entrada)

Sinopse: Nove crianças – todas nascidas em 2001 – residentes em um abrigo municipal, à espera de uma família adotiva que as retire daquela condição. Crianças destituídas de lar e estrutura familiar e com a formação comprometida, vivem amontoadas em abrigos públicos alimentadas pela esperança constante da chegada de alguém que as queira.  Crianças que, caso esse alguém não apareça nos próximos anos, serão lançadas ao mundo e à vida, sem base, sem alicerce, sem chão. 

Duração: 60 minutos
Direção e Roteiro: Fernando Barcellos 

Elenco: Bruna Ventura, Giovana Rocha , Guilherme Lopes, Jéfferson Teófilo, Jennifer Piuma, Juliana Menezes, Luma Ferreira, Nathy Veras, Paloma Alves.

Classificação: 14 anos

Telefone: (21) 2294-4480

Os Arteiros
Idealizado pelos cineastas Fernando Barcellos e Rodrigo Felha, e pelo ator Ricardo Fernandes, Os Arteiros surgiu de um interesse em aumentar o acesso à cultura e a educação promovendo a troca de experiências e estimulando os alunos a construir e reconstruir suas histórias,  aumentando suas capacidades e potencialidades. Além de aulas de teatro, os integrantes fazem aulas de violino e flauta e a única exigência para ingressar no grupo é estar matriculado e ter boas notas na escola.

Madrinha do grupo, a atriz Dira Paes acredita que o exemplo de Os Arteiros deve ser levado para outras cidades.

“O grupo Os Arteiros começou a fazer teatro dentro do caos. Onde eles encostam parece que floresce luz, música e poesia. Aqui nós temos sementes do amanhã do teatro e eles precisam ser vistos. Vocês estão convidados a entender como se começa a fazer cultura dentro de uma comunidade onde não existia absolutamente nada culturalmente falando para as crianças fazerem”.

A última montagem do grupo Os Arteiros foi a peça “Um Pedaço do Sonho”, uma adaptação do diretor teatral Fernando Barcellos, para a obra “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui