Ação Sustentável da Amazônia aporta na região portuária do Rio

A região portuária do Rio contempla um novo espaço que reúne alimentação funcional, nutrição, saúde e sustentabilidade: ASA (Ação Sustentável da Amazônia), que apresenta os verdadeiros sabores da Amazônia em um ambiente charmoso e diferenciado a 500 metros da Praça Mauá.  O projeto é do geólogo João Hermeto, um dos sócios do restaurante Aprazível, que decidiu trazer para o Rio produtos genuínos da região amazônica.

Açai com granola.
Açai com granola.

Atrações como a tapioca, a farinha d’água e o azeite de tucumã provenientes de Irituia (PA);  a castanha de caju de uma cooperativa só de mulheres na cidade de Tailândia (PA) e o chocolate da região do Baixo Xingu destacam-se pela qualidade e sabor, assim como a estrela do cardápio, o açaí, selecionado na região de Barcarena (PA). A polpa da fruta, com 15% de concentração, é rica em nutrientes e pode ser adoçada com xarope de guaraná ou açúcar orgânico e mel ou melado de cana. É servido em tigelas de 240, 350 e 500 mililitros. 

“Além de excelente fonte de ômega 9 e 6, ferro e outros sais minerais, nosso açaí é uma fonte altíssima de antioxidantes. A fruta vem dos Igarapés, que tem menos oscilações térmicas da água e evitam o estresse do vegetal. A cor intensa roxa indica altas doses de antocianinas, compostos vegetais que atuam no cérebro e previnem doenças degenerativas”, explica João. “Quem preferir, ainda pode salpicar uma granola artesanal, que mistura treze ingredientes, e traz o equilíbrio entre ômegas 6 e 3, além de proteína, fibras, minerais e vitaminas”, ressalta.

Entre os pratos típicos da casa estão a deliciosa Galinha ao Tucupi e o saboroso Rio e Mar à Santarém, uma moqueca sem caldo feita de peixe amazônico, sarnambi e feijão manteiguinha.

“Nosso objetivo é oferecer nutrição de alta qualidade e contribuir com a preservação da Amazônia, esse universo de riquezas que o Brasil possui. Quero que a ASA seja um pólo desta cultura e espalhe os costumes e os sabores da mata”, conta João, que tem ligação direta com as cooperativas locais da região, como a da mandioca, do cacau e da castanha de caju.

ASA Açaí – Rua Sacadura Cabral, 79, Gamboa, Rio.  Tel: (21) 2263-9094

Aberto de 2ª a 6ª – das 11h30 às 19h / Sábado – das 12h às 16h

DEIXE UM COMENTÁRIO