Academia Internacional de Cinema inaugura curso de Roteiro para TV

A Academia Internacional de Cinema inaugura no próximo dia 4, em sua sede no Rio de Janeiro, em Botafogo, o curso Roteiro para TV, que pretende capacitar o aluno a escrever roteiros para televisão. Para isso, o método combina aulas expositivas com criação coletiva. Por meio da compreensão da narrativa audiovisual e do aumento da capacidade analítica o aluno obtém repertório para desenvolver seus próprios projetos

O formato escolhido para desenvolvimento é o de seriado. Trata-se de um formato cada vez mais presente na teledramaturgia brasileira, e que vive sua época de ouro nos mercados estrangeiros. Entender e dominar a linguagem dos seriados é uma competência valorizada no cenário presente e futuro. Não é necessário ter conhecimentos básicos de escrita de roteiro ou de dramaturgia, mas é recomendável ter aptidão e gosto pela escrita, tendo-a como uma atividade regular. É importante que o aluno tenha de antemão uma ideia ou uma sinopse breve para um seriado. As aulas serão ministradas por Marcelo Andrade.

Marcelo Andrade:
Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, concluiu o curso de pós-graduação de Jornalismo Cultural, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sócio da Ponto e Vírgula Ideias Manufaturadas, central de criação de conteúdo que desenvolve projetos para canais de TV e produtoras independentes. Participou do EMIIE Lab, Laboratório de Narrativa Interativa, da Simon Fraser University, Vancouver. Foi colaborador do roteiro do filme “Malu de Bicicleta”, adaptado do livro de Marcelo Rubens Paiva, dirigido por Flávio R. Tambellini. Criou a série de TV “Fé na Tábua”, que teve o piloto exibido na MTV. Desenvolveu a série “What’s Off” para o Universal Channel e é colaborador de roteiro da série “Canta pra Subir”. Também é professor da pós-graduação em Produção Audiovisual da Universidade Positivo e da pós-graduação em Comunicação Digital da PUC-PR.

Academia Internacional de Cinema
A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema com filiais em São Paulo e recentemente no Rio de Janeiro. Reconhecida por sua excelência demonstrada em mais de 2300 filmes produzidos pelos alunos em seus mais de dez anos de atividades, possui programas exclusivos e inovadores que combinam teoria sólida com prática intensiva. A AIC ensina aos alunos as habilidades necessárias para que atuem como profissionais criativos nas diversas áreas do cinema. O corpo docente é composto por professores experientes e cineastas de renome, com muitos trabalhos no mercado nacional e internacional. Com um programa de mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição, entre eles: cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas e o curso de 2 anos de Formação Profissional em Cinema – o Filmworks. Todos os anos a escola abriga uma série de eventos e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com cineastas, proporcionando uma série de discussões sobre cinema.

Serviço

Academia Internacional de Cinema
Endereço: Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Cobal do
Humaitá.
Inscrições e mais informações: 21 2537-8183; www.aicinema.com.br

curso de Roteiro para TV
De 04 de abril a 20 de junho; 36 h | 12 Encontros
Segundas, das 19h30 às 22h30
http://www.aicinema.com.br/curso/oficina-de-roteiro-para-tv/

DEIXE UM COMENTÁRIO