A Academia Internacional de Cinema abre a partir de 4 de julho, em sua sede no Rio de Janeiro, em Botafogo, oito cursos de férias, sendo dois no mês de agosto. Cinema, Roteiro,História de Cinema, Direção de Fotografia, Maquiagem e Assistência de Direção serão ministrados em julho, e Cinema Teens e Edição, em agosto. Os cursos têm objetivo de desenvolver o potencial criativo e as habilidades técnicas dos alunos, trabalhando a teoria e a prática, com disciplinas que compreendem todas as áreas do cinema.

O curso Intensivo de Férias – Roteiro terá início dia 4 de julho, com aulas de Bebeto Abrantes e Pedro Salomão, apresentando a arte e a técnica de escrever histórias para o audiovisual, acompanhando o aluno no desenvolvimento de um roteiro de curta-metragem. O curso aborda as diferentes ferramentas e elementos que constituem a dramaturgia e a narrativa. O programa toma como referência os principais autores associados ao roteiro, como Jean-Claude Carrière, Pascal Bonitzer, Robert Mckee, Christopher Vogler, Michel Chion, Aristóteles, David Mamet, entre outros. E prioriza a prática, por meio de exercícios individuais de escrita.

Também com início dia 4 de julho, o curso Intensivo de Férias – Direção de Fotografia – o mais procurado da AIC Rio – tem por objetivo desenvolver habilidades técnicas e artísticas relacionadas à área, abordando os elementos fundamentais da cinematografia como: enquadramento; iluminação; exposição movimento e cor, bem como o estudo da luz na pintura e no cinema. Ao longo do curso, com aulas de Cleumo Segond, Fabian Boal, Flávio Ferreira, Paulo M. de Andrade e Stefan Hess, serão realizados exercícios com equipamentos e gravação de cena em locação e em estúdio.

Aprender cinema de forma intensa, durante o mês de férias, esse é o clima do curso Intensivo de Férias – Cinema, com aulas de 4 a 30 de julho. O curso, que recebe alunos de diversas partes do país, é um programa de imersão, em que o aluno experimenta cada passo do processo de produção de um filme. Do roteiro a edição, todas as etapas são vivenciadas na prática – exatamente como num set profissional – através da realização de um curta-metragem. Ao final do curso, uma banca composto por professores, parentes e amigos discutem os filmes. As aulas serão ministradas pelos professores Alexandre Guerreiro, Felippe Mussel, Giuliano Gerbasi, India Mara, Isaac Pipano, Jô Serfaty, Pedro Pipano, Ricardo Fogliatto e Simplício Neto.

Na segunda semana de julho, terá início o curso Intensivo de Férias – Assistência de Direção, com aulas de Mariana Guimarães e foco em cinema ficcional. O curso aborda as funções do assistente de direção no processo cinematográfico, englobando pré-produção e produção. São estudados assuntos como análise técnica, plano de filmagem, ordem do dia, e o papel do assistente no set de filmagem. Aspectos diretamente relacionados à direção e à linguagem audiovisual também são abordados, assim como a terminologia específica. Análise de trechos de filmes, making ofs e exercícios práticos de confecção de análise técnica e plano de filmagem são temas centrais do curso.

Também com início dia 11 de julho, um dos destaques do mês de julho da AIC é o curso Intensivo de Férias – Maquiagem Cinematográfica, com aulas de Martín Macias Trujillo, grande nome da maquiagem de cinema, presente em filmes como “Getúlio”, “Heleno”, “Boa Sorte”, “Minha Mãe é uma Peça – O filme”, “Gonzaga – De Pai pra Filho”, dentre outros. O curso abrange os elementos fundamentais como produtos e ferramentas, anatomia facial, tons de pele, corretivo (sombra e luz), maquiagem natural e de embelezamento, maquiagens de diferentes épocas, noções de iluminação, camuflagem, teoria da cor, noções de continuidade, análise técnica a partir do roteiro, ordem do dia, noções básicas de caracterização para um maquiador de cinema como hematomas, diferente tipo de ferimentos, cicatrizes, envelhecimento e rejuvenescimento.

Fechando o mês de julho, o curso Intensivo de Férias – História do Cinema tem como objetivo fazer um balanço estético da história do cinema analisando linguagem, narrativa e mercado. Os filmes mais importantes, a técnica dos maiores diretores, as entrelinhas das cenas que marcaram épocas e gerações, a estética e os movimentos cinematográficos, além de um panorama sobre cinema comercial e mercado do audiovisual.Além de treinar o olhar do aluno para entender os códigos, estética, linguagem e técnicas do cinema-arte. Com aulas dos jornalistas especializados em cinema Rodrigo Fonseca e Marcelo Müller, serão estudadas as principais correntes do cinema, aliado à análise de filmes e estudo dos grandes diretores, o aluno aprofunda sua capacidade de leitura fílmica.

O Intensivo de Férias – Edição, tradicional curso da AIC, começará dia 2 de agosto, com aulas de Livia Arbex. Compreendendo uma das etapas mais importantes no processo de produção cinematográfica, o curso busca oferecer recursos que permitam ao aluno desenvolver as primeiras habilidade em edição audiovisual, introduzindo técnicas para operar um dos principais softwares de edição, o Premiere, além de estimular a capacidade de refletir e aplicar as diferentes linguagens de montagem. As aulas são compostas principalmente de exercícios práticos que reproduzem as diversas situações vividas por um editor, contemplando suas funções artísticas e técnicas. Cada aluno opera uma plataforma exclusiva e lida com a montagem de diferentes formatos audiovisuais como ficção, documentário e programas televisivos.

Fechando o mês de agosto, a partir do dia 3, o curso Intensivo de Férias – Cinema Teens é feito para quem adora cinema e quer aprender na prática, indicado para alunos entre 13 e 17 anos. Em duas semanas vivencia a rotina de um set de cinema, passa por todas as etapas de produção de um filme, realiza um curta-metragem, faz novos amigos e contatos e, ainda, tem seu filme exibido em uma sessão especial para pais e convidados. As aulas serão ministradas por Clarissa Nanchery e Jô Serfaty e os convidados João Jabace e Fred Benevides. O programa oferece uma introdução a todas as etapas de produção de um filme, da ideia à finalização. Os alunos trabalham em equipes reduzidas na realização de um projeto, desenvolvendo roteiro e desempenhando funções específicas na execução.

Sobre a Academia Internacional de Cinema
A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema com filiais em São Paulo e recentemente no Rio de Janeiro. Reconhecida por sua excelência demonstrada em mais de 2300 filmes produzidos pelos alunos em seus mais de dez anos de atividades, possui programas exclusivos e inovadores que combinam teoria sólida com prática intensiva. A AIC ensina aos alunos as habilidades necessárias para que atuem como profissionais criativos nas diversas áreas do cinema. O corpo docente é composto por professores experientes e cineastas de renome, com muitos trabalhos no mercado nacional e internacional. Com um programa de mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição, entre eles: cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas e o curso de 2 anos de Formação Profissional em Cinema – o Filmworks. Todos os anos a escola abriga uma série de eventos e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com cineastas, proporcionando uma série de discussões sobre cinema.

Serviço / Academia Internacional de Cinema
Endereço: Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Cobal do Humaitá.
Informações: 21 2537-8183; www.aicinema.com.br
http://www.aicinema.com.br/aic-cursos/cursos-de-ferias/

Roteiro: De 4 a 21 de julho, segunda à quinta (exceto 13 e 20/07), das 19h30 às 22h30.

Direção de Fotografia: De 4 a 22 de julho, segunda à sexta, das 19h às 22h30.

Cinema: De 4 a 30 de julho, segunda a sexta, das 9h às 18h. Banca: 30/07.

Assistência de Direção: De 11 a 22 de julho, segunda a sexta, das 19h30 às 22h30.

Maquiagem Cinematográfica: De 11 a 22 de julho, segunda a sexta, das 19h30 às 22h30.

História do Cinema: De  11 a 28 de julho, segunda à quinta (exceto 15 e 27/07), das 19h30 às 22h30.

Edição: De 2 a 30 de agosto, segunda à sexta (exceto 5, 18 e 22/08), das 19h30 às 22h30.

Cinema Teens: De 3 a 17 de agosto, segunda a sexta (exceto 5/08), das 13h às 18h.

DEIXE UM COMENTÁRIO