Aborto inseguro é tema do documentário ‘Fim do Silêncio’, exibido pela primeira vez no Curta!

Dirigido por Theresa Jessouroum, filme traz depoimentos marcantes de mulheres que fizeram aborto

DivulgaçãoO documentário “Fim do Silêncio” estreia no Canal Curta! no próximo dia 18 de março como parte das comemorações do mês da mulher que tomam conta da grade do canal. O filme de Theresa Jessouroum sobre aborto inseguro traz relatos dramáticos de mulheres, que contam, sem rodeios, como e por que abortaram, sem esconder rosto nem identidade. Com depoimentos de colhidos no Rio, em São Paulo e em Pernambuco, o filme causou grande repercussão na época de seu lançamento, com debates contra e a favor da produção. Segundo a diretora, a inspiração para o filme veio do grande número de mulheres que fazia aborto inseguro no mundo na época em que o documentário foi realizado, que era em torno de 20 milhões.

– Não acredito que o filme tenha inspirado mudança, mas fez com que milhares de pessoas discutissem e refletissem sobre o tema. Optei por deixar apenas as mulheres falarem para dar voz a quem nunca é escutada sobre isso, apenas criminalizada. Queria tirar o tema do tabu, para que todos vejam o risco que é fazer aborto desta forma. E o documentário revela que o aborto é uma decisão difícil, tomada muitas vezes em conjunto com o parceiro, por mulheres que já tem filhos. Esta decisão é de ética privada, um ato de responsabilidade reprodutiva, que deve ser retirada da esfera criminal, afirma a diretora Theresa Jessouroum.

SEXTA DA SOCIEDADE

Exibição “Fim do Silêncio”
O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública no nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas e à morte. Este documentário, produzido em 2009, traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e por que fizeram aborto. 

Roteiro, produção e direção: Thereza Jessouroum
Duração: 52 min. Ano: 2008
Exibição: 18 de março, sexta-feira, 23h
Horários alternativos: Dia 19 de março, sábado, às 3h/ Dia 20 de março, domingo, às 22h/ Dia 21, segunda-feira, às 17
Classificação: 12 anos 

DEIXE UM COMENTÁRIO