A belle époque italiana no Rio de Janeiro

Livro que conta a história da presença italiana no Rio é lançado durante o Seminário "Rio 450 anos de História"

O Rio de Janeiro completa 450 anos, e a Eduff presenteia os leitores com a versão em português do livro “A belle époque italiana no Rio de Janeiro – aspectos e histórias da emigração meridional na modernidade carioca”, obra que resgata a influência da imigração italiana durante a belle époque carioca, período em que a cidade vivenciou intensas transformações urbanas, artísticas e culturais, em grande parte protagonizadas pelos imigrantes italianos. O lançamento, com a presença do autor italiano Vittorio Cappelli, será nesta quarta-feira, 16 de setembro, durante o Seminário “Rio 450 anos de História”, na Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro. A sessão de autógrafos terá início logo após a conferência internacional, que será realizada por Cappelli, às 17h45.
 
A obra tem como ponto de partida o início do século XIX, nas origens da presença italiana no Rio de Janeiro, e destaca o papel da imperatriz Teresa Cristina de Bourbon. Em seguida, o autor se debruça sobre o período de cinquenta anos entre os séculos XIX e XX e se vale da biografia de figuras de destaque, como os irmãos Bernardelli, nas artes, e os irmãos Segreto, no campo das diversões, para comprovar o caráter não linear do fenômeno migratório.
 
Opinião: “Cappelli dialoga com vários autores e aponta a força do paradigma francófilo, formatado pela elite dominante, que impediria a percepção de uma realidade muito mais complexa. Descortina, através da importância dos irmãos Bernardelli, no campo das artes, dos irmãos Segreto, no ramo das diversões, e de outros italianos de ofícios diversos que mereceram inúmeros registros literários, uma situação ambígua de uma visibilidade sem reconhecimento! Trata-se de uma contribuição relevante à história do Rio de Janeiro que a Eduff, em boa hora, oferece ao leitor brasileiro.” (Ismênia de Lima Martins, professora emérita da Universidade Federal Fluminense, coordenadora de “Rio 450 Anos de História”)
 
Sobre o autor
Vittorio Cappelli é professor titular de História Contemporânea do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade da Calábria (Unical), na Itália. Historiador reconhecido internacionalmente, dedica-se, em especial, à história cultural italiana nos séculos XIX e XX, futurismo e vanguardas, psicanálise, imigração e literatura de viagem. Publicou, entre outros livros, “Storie di italiani nelle altre Americhe: Bolivia, Brasile, Colombia, Guatemala e Venezuela” e “Sguardi: il Sud osservato dagli ultimi viaggiatori (1806-1956)”, ainda inéditos no Brasil.
 
Serviço:
Lançamento de “A belle époque italiana no Rio de Janeiro – aspectos e histórias da emigração meridional na modernidade carioca”
Autor: Vittorio Cappelli
Eduff, R$ 35,00, 188 páginas, ISBN: 978-85-228-1004-8
Dia 16 de setembro de 2015, às 17h45
Local: Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro

DEIXE UM COMENTÁRIO