A prevenção começa na mesa

Livro Alimentos funcionais, lançamento do selo Vital da editora Pandorga, quebra o paradigma de que alimentação saudável é ruim e sem graça!

Muito se fala atualmente nas mídias sociais e na internet sobre a alimentação funcional. Além de tema de inúmeras pesquisas, esse “novo” estilo de vida tem ganhado cada vez mais adeptos. Entre celebridades e pessoas comuns, todos têm o mesmo objetivo: abrir mão de produtos industrializados comprometidos pela adição de conservantes, corantes, aromatizantes, glutamato monossódico, óleos hidrogenados e material genético não natural que alteram e/ou destroem as enzimas naturais, os ácidos graxos, as vitaminas e os minerais.

Os alimentos funcionais, chamados também de medicamentos naturais, fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançada no Japão na década de 1980, por meio de um programa de governo que tinha como objetivo o desenvolvimento de alimentos saudáveis para uma população que envelhecia, porém apresentava grande expectativa de vida.

O aumento da consciência dos consumidores que desejam melhorar sua qualidade de vida e optam por um estilo de vida saudável fez com que a chef de cozinha italo-brasileira Letícia Vilardo e a médica especialista em medicina preventiva e integrativa Dayse Caldeira unissem suas expertises e lançassemAlimentos Funcionais, a prevenção começa na mesa.

Publicado pelo selo Vital, pertencente à editora Pandorga, a obra revela conceitos que envolvem a demanda cada vez maior em uma sociedade que anseia por saúde: a alimentação funcional.

Escrito de forma bastante didática e em linguagem acessível, o livro discorre sobre os alimentos saudáveis, suas propriedades e seus benefícios para a saúde incentivando os leitores através das receitas elaboradas pela chef Letícia a criarem pratos livres de antinutrientes, substituindo alimentos nocivos por outros mais saudáveis, sem ter que abrir mão do sabor. Um verdadeiro guia não apenas para os que desejam adentrar nesse fascinante campo, como para os que já praticam o modelo de alimentação funcional.

“O fato de trabalhar com gastronomia sempre me fez enxergar o alimento de modo peculiar. Na verdade, quando observo determinado alimento, seja ele um tomate ou um pedaço de carne, reflito no trajeto que ele percorreu para chegar às minhas mãos, não só da horta à mesa, mas no aspecto histórico de como aquele alimento se disseminou e passou a compor nosso cenário alimentar. Outro aspecto importante é o sabor que ele tem, sua textura, a maneira que se comporta no palato, combinado com este ou aquele ingrediente. Chamo este processo de interpretação do alimento”.

Chef Letícia Virado
“A saúde começa com as suas escolhas alimentares. Mudar os hábitos é mais do que cuidar de uma doença, é prevenção. Se comer de tudo fosse tão bom, ninguém ficaria doente e seu médico não iria cortar nenhum alimento, mas não ébem assim. Ao saber disso, por que comer certos alimentos se eles podem fazer mal? A questão não é deixar de comer, é saber escolher os alimentos certos que, além de alimentar, são saudáveis e cuidarão do organismo. Esses benefícios irão refletir em todo o corpo e a mente. Devido a essa preocupação com a saúde e o objetivo de prevenir e tratar doenças, surge o interesse por consumir os alimentos funcionais.” – Dra. Dayse Caldeira 
 
Sobre as autoras: 
Leticia Virado
: Com cursos em prestigiadas escolas euro- peias, a chef ítalo-brasileira tem passagens pela área de Alimentos e Bebidas dos melhores hotéis do Brasil, como o Copacabana Palace e o extinto Le Meridién. Letícia, que se interessou cedo pela gastronomia por influência de sua “nona”, é reconhecida por sua criatividade e por seu alto nível de exigência e perfeccionismo. Além de chef de cuisine e consultora, éhistoriadora, sommelier, especialista em azeites e autora de matérias e artigos sobre gastronomia.

Dra. Dayse Caldeira: Formada em medicina pela USS, fez Residência Médica em Anestesiologia, é pós-graduada em Terapia Intensiva, em Nutrologia, em Obesidade e Emagrecimento e em Ciências da Fisiologia Humana. Além disso, é Membro do Grupo Longevidade Saudável, Membro da SOBRAF (Sociedade Brasileira para Estudo da Fisiologia), Membro da A4M (The American Academy of Anti-Aging Medicine), Membro da HS (The International Hormone Society), Membro da WOSIAN (World Society Of Interdisciplinary Aestheic And Anti-Aging Medicine) e Membro da AMBO (Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular).  Depois de mais de uma década como médica anestesiologista, não se conformava com a medicina tradicional que considera ser paliativa. Para cada sintoma, existe um re- médio, no entanto, remédios não curam ninguém! Eles não resolvem a causa da doença, apenas remediam uma situação que poderia ser evitada com uma atitude descomplicada que se chama PREVENÇÃO. Hoje, trabalha com foco em saúde, por meio de uma Medicina Preventiva e Integrativa, acrescentando qualidade à vida de seus clientes instituindo novos hábitos alimentares, níveis hormonais equilibrados e exercícios físicos regulares. Esse é o melhor caminho para uma vida saudável e longeva! 

Ficha técnica
ISBN: 978-85-8442-095-7
Formato: 16×23
Páginas: 146 
Preço: R$ 34,90

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui