Cuidados que se deve ter antes, durante e depois da viagem em relação a saúde

Você gosta de viajar? Praticar idiomas diferentes, conhecer novos lugares, apreciar novas paisagens e sentir sensações nunca sentidas antes. Isso tudo pode ser proporcionado em uma viagem! Porém, para que ela seja tranquila e você consiga aproveitá-la é necessário tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre os períodos antes, durante e depois da viagem para que você evite problemas de saúde durante ela. Ninguém merece ficar doente enquanto viaja, não é mesmo?

Antes de viajar
É importante consultar um médico antes de embarcar. Assim, qualquer risco que você possa ter será diagnosticado antes de viajar. Vá em um clínico geral e explique para onde será a viagem, quais são os possíveis riscos e converse sobre o seu histórico de doenças. O médico poderá avaliar os riscos possíveis à sua saúde no destino escolhido.
É importante também verificar as vacinas necessárias. O médico poderá indicar vacinas que sejam importantes dependendo do local que você pretende visitar. Além disso, alguns lugares requerem que o viajante tome algumas vacinas com antecedência, por exemplo: se o seu destino é a Amazônia, é necessário tomar a vacina contra a febre amarela. Fique atento ao seu destino!

Durante a viagem
Não se esqueça de levar os medicamentos com prescrição médica que você precisa tomar em quantidade suficiente – não se sabe se você encontrará ele no seu destino. Se a viagem for internacional, é recomendado que os remédios sejam levados na embalagem original, junto com a receita médica, com o nome do paciente, a indicação e o tempo de uso.
Faça boas escolhas no ‘look’: use roupas e calçados confortáveis para prevenir simples incômodos como bolhas no pé.

Tome cuidado também com comidas típicas e diferentes da que está acostumado a comer. Pode ser uma delícia, mas pode ser bastante perigoso também, já que seu organismo pode rejeitar a novidade gastronômica.

Após a viagem
A viagem acabou e a vida precisa voltar ao normal. Após o retorno, fique atento ao funcionamento do seu corpo. Caso verifique surgimento de sintomas como febre, diarreias ou alergias, procure um médico e informe os locais por onde passou.

Se for viajar de carro, não esqueça de fechar um seguro auto (se sofrer um acidente, contará com assistências importantes). E, para qualquer destino, um seguro viagem é muito bem vindo! Ele irá cobrir riscos de saúde, extravio de bagagens e outros que podem acontecer enquanto você viajar.

Não deixe imprevistos atrapalharem a viagem! Aproveite 😀

DEIXE UM COMENTÁRIO