30 anos de folia com a Banda do Zé Garoto

Comandada pelo mestre Garcia, banda vai abrir o Carnaval gonçalense dia 30

Banda do Zé Garoto 2016 (foto: R@P Comunicação)
Banda do Zé Garoto 2016 (foto: R@P Comunicação)

Nada menos do que três décadas de histórias, amizades, emoções e o principal, a preservação do “bom e velho” Carnaval de rua, daqueles que dá para levar toda e família e se acabar na diversão. No próximo dia 30 de janeiro, a Banda do Zé Garoto chega mais um ano, ao centro de São Gonçalo, cheia de energia. “Parece até que o tempo não passou”, destaca Helio Nanci, que ao lado do irmão, José Luiz Nanci, sempre fizeram questão de manter o projeto, criado por eles junto com um grupo de amigos. Todo ano, o evento abre o calendário oficial de festejos do município, é gratuito e começará às 17h.

Nos 30 anos que passaram, a Banda do Zé Garoto manteve as características dos antigos carnavais de rua, com muito confete, serpentina e gente feliz. Nesse perfil, os organizadores mantiveram o repertório clássico do Carnaval Carioca, com marchinhas antigas e sambas-enredo de escolas embalando a folia. Também como manda a tradição, a linda mulata passista Juju Maravilha se apresentará junto com a banda.

“A gente só queria se divertir e olha quanto tempo estamos aqui, reunindo amigos e famílias há gerações. Tantos anos consecutivos e nunca deixamos de realizar a apresentação da banda. Vale a pena manter nossas tradições para um bem em comum entre as pessoas”, avalia o presidente de honra da banda, José Luiz Nanci, deputado estadual licenciado e secretário estadual.  

A banda se concentra em um palco na Rua Coronel Serrado, no centro da cidade, onde cerca de cinco mil foliões se juntam. Todo ano é assim. Com o trânsito fechado nos dois sentidos, a via se transforma em um desfile de tipos e gêneros diferentes. “Uns se destacam com fantasias eloquentes, outros preferem os personagens clássicos, no entanto, todos têm o mesmo objetivo: pular o melhor Carnaval de São Gonçalo”, afirma Helio Nanci.

Arquiv0 Banda do Zé Garoto (foto: R@P Comunicação)
Arquiv0 Banda do Zé Garoto (foto: R@P Comunicação)

Repertório – Marchinhas de Carnaval, como “Mamãe eu quero mamar” e “Será que ele é” (Cabeleira do Zezé), entre outras, além de sambas-enredo que deixaram saudades formam o repertório da banda. No entanto, composições atuais também embalam os foliões.

Tradição – Desde 2002, a Banda do Zé Garoto passou a integrar o calendário oficial da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, como a banda oficial de abertura da festa popular na cidade. Em outros carnavais, baterias das escolas de samba Viradouro e Porto da Pedra, além de seus intérpretes, já contribuíram com a grande festa, que atualmente reúne cerca de cinco mil pessoas, de todas as idades. Famílias inteiras marcam.

Segurança – Um trecho de aproximadamente 300 metros da Rua Cel. Serrado será fechado pela Guarda Municipal de São Gonçalo. O objetivo é proporcionar segurança aos foliões. Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (São Gonçalo) também darão apoio ao evento.

O evento é gratuito. A concentração será em frente ao Espaço de Esporte e Lazer Serradão, localizado na Rua Cel. Serrado, s/nº, bairro Zé Garoto (região central de São Gonçalo). Mais informações pelo telefone 2723-4769.

DEIXE UM COMENTÁRIO