15º Piraí Fest realiza concurso gastronômico com chefs renomados

Festival que incentiva a diversidade de pratos com tilápia e macadâmia tem edição com homenagem ao samba e foco na sustentabilidade

Entre os dias 14 e 17 de outubro, sexta a segunda,  o município de Piraí, Rj, recebe a mais representativa festa de gastronomia, arte e cultura do Vale do Paraíba fluminense. Terá início o Piraí Fest Paladar que completa uma década e meia de sucesso tendo com mote a divulgação dos principais produtos da cidade, a tilápia e a macadâmia. Como a cada edição, haverá apresentações musicais, oficinas de gastronomia ao ar livre com os chefs convidados, o Restaurante da Praça com cardápio executado pelos chefs e realização do concurso gastronômico.

Esse ano o samba será homenageado e a programação musical vem recheada de rodas, pandeiros e cavacos,  revelando talentos locais e regionais nos palcos montados na Praça da Preguiça e na Praça de Santana, ambas no centro. Outra novidade será a abordagem ao tema da sustentabilidade, que contará com o público passante como disseminador de conceitos que envolvem as práticas com o social e o meio ambiente. Com esse foco, ganha destaque nessa edição o polo de produção de artesanato, o Condomínio da Arte, que promove oficinas de capacitação durante todo o ano, para fomento da economia e continuidade de práticas de cultura locais. Haverá uma grande exposição dos trabalhos dos artistas que utilizam material reaproveitado, transformando as escamas de tilápia e as cascas de macadâmia em  peças únicas e originais.

Desde que teve início, nos anos 90, o Piraí Fest contribuiu enormemente com o desenvolvimento da gastronomia e negócios ligados ao setor. Unindo a tilápia, que no mesmo período começou a ser produzida em grande escala, e a macadâmia, aproveitando a existência da fazenda produtora e de beneficiamento, o evento criou geração de renda para os fornecedores de matéria-prima e novas possibilidades ao segmento de alimentação fora do lar. Com a instalação da cervejaria Cintra, que mais tarde foi comprada pela Ambev, o quadro se moldou perfeitamente para o evento, que também pode contar com fornecimento de bebida.

Calcula-se que a cada edição sejam consumidas centenas de quilos de macadâmia,  quase 3 mil quilos de tilápias e o consumo de chope chega a 100 mil litros, fazendo o evento ser comparado a uma “Oktoberfest do Vale do Café”. Além disso, a organização de concursos gastronômicos e presença de chefs renomados desenvolve e incentiva as técnicas dos profissionais locais, que passam a colocar em prática uma gastronomia mais elaborada, que irá funcionar nos restaurantes o ano todo. A utilização dos produtos regionais, além de incentivo econômico, também trabalha com a valorização do que é local, motivando o consumidor, o produtor e a comunidade a prestigiarem e pensarem em novas possibilidades para os produtos da terra.

Concentrado na principal praça da cidade, arborizada e tranquila, o evento ocorre no melhor estilo do interior, com segurança e em ambiente familiar. Além do Restaurante da Praça da Preguiça, que a cada dia será ocupado por um chef convidado, os restaurantes locais preparam cardápio especial para a ocasião e muitos deles participam do concurso gastronômico, com pratos específico que recebem avaliação feita pelo público e júri selecionado. Concorrem até três pratos nas categorias prato principal, entrada ou petisco e sobremesa, sendo a única exigência o uso da tilápia como ingrediente no prato salgado e da macadâmia na sobremesa. O resultado do concurso será divulgado no sábado, dia 15/10 à noite, e os vencedores ficam por um ano no cardápio fixo da casa.

A Chef Ana Paula Hack, proprietária da Casa do Manequinho Restaurante e Hotel, que todo ano participa do evento, conta que já pensava há muito tempo em fazer uma versão da moqueca, prato tão famoso no nordeste do país e que merecia uma versão local. Levou tempo para formular uma releitura que tivesse a “cara” do seu estabelecimento, mas esse ano, enfim, participa do concurso com a Mukekinha do Maneco.  O personagem principal da sua criação é o filé de tilápia, acompanhado por camarão e banana da terra, servido bem quente, com tempero caprichado, em papelote de celofane. O prato é acompanhado por entrada, sobremesa e uma batida de macadâmia de cortesia. Alguns pratos vencedores de outras edições estão no cardápio especial do Manequinho para o Piraí Fest Paladar, entre eles a Tilápia Indiana, Tilápia recheada sabor maracujá, entre outros.

Para essa edição foram oito chefs convidados para realização de oficinas e ocupação do restaurante oficial do evento. Na sexta-feira, dia 14, a chef Ana Bueno, do Restaurante Banana da Terra, de Paraty, abre os trabalhos no Restaurante da Praça, colocando em prática o melhor de sua cozinha brasileira contemporânea. No sábado, além da revelação dos vencedores do concurso gastronômico, será possível conferir os sabores dos chefs Conceição e Paulo Neroni, do restaurante italiano Margurra, que ficarão durante a tarde e à noite à frente do Restaurante. As oficina fica por conta da  chef Kátia Barbosa que irá abordar o tema “Semeando os sabores”.

No domingo, quem pilota os fogões do Restaurante da Praça é o chef Elia Schramm, do restaurante Laguiole, do Rio de Janeiro, que no mesmo dia também ministra a oficina sobre o tema “Resgatando Memórias”. A aprendizagem também se estende ao público infantil, com o chef Isaías Neries, que promete uma oficina com as crianças interessadas em aprender as primeiras técnicas culinárias.

O Piraí Fest vai até segunda-feira por um motivo nobre: dia 17 de outubro é comemorado o aniversário da cidade, sendo assim, a festa tinha que continuar. Segunda-feira o Chef Damien Montecer, do Rio de Janeiro, encabeça a cozinha do Restaurante do evento, para satisfação dos visitantes que ainda estiverem na cidade e ansiosos por experimentar novos sabores. Mais tarde, uma oficina especial para crianças sobre sobremesas será realizada pela chef Adriana Goulart.

15º Piraí Fest Paladar
Data: 14 a 17/10, sexta a segunda-feira
Endereço: Praça da Preguiça, Centro, Piraí, RJ 

Programação Artesanato e Gastronomia:

Feira dos Artesãos:
Data e Hora: 14/10, sexta-feira, 18 às 22h; 15 e 16/10, sábado e domingo, 9h às 22h; 17/10, segunda-feira, 09h às 18h

Local: Rua Epitácio Campos, s/nº, Centro, Piraí, RJ

Dia 14/10, sexta feira:

No comando do Restaurante da Praça: Chef Ana Bueno  (Restaurante Banana da Terra, Paraty)
Hora: 18h às 00h
Local: Restaurante da Praça da Preguiça

Dia 15/10, sábado:

No comando do Restaurante da Praça: Chefs Conceição Neroni e Paolo Neroni
(Restaurante Margutta, Rio de Janeiro)
Hora: 13h às 17h e 18h30 às 00h
Local: Restaurante Praça da Preguiça

Semeando Sabores: Oficina com Chef Kátia Barbosa
Hora: 17h
Local: Praça da Preguiça

Dia 16/10, domingo:                                                                  

No Comando da Restaurante da Praça: Chef Elia Schramm (Restaurante Laguiole, Rio de Janeiro)
Hora: 13h às 17h e 18h30 às 00h.
Local: Restaurante Praça da Preguiça

Cozinha é diversão: Oficina infantil com Isaías Neries
Hora: 14h
Local: Praça da Preguiça

Resgatando Memórias: Oficina com Chef Elia Schramm
Hora: 17h
Local: Praça da Preguiça

Dia 17/10, segunda-feira:

No comando do Restaurante da Praça: Chef Damien Montecer (Rio de Janeiro)
Hora: 13h às 18h
Local: Restaurante da Praça da Preguiça

Sobremesas 4,3,2,1: Oficinal Infantil com Chef Adriana Goulart
Hora: 14h
Local: Praça da Preguiça

Casa do Manequinho Restaurante e Hotel

Prato participante do Concurso Gastronômico: “Mukekinha do Maneco”
Acompanha batida de macadâmia + couvert com patê de tilápia defumada + sobremesa de macadâmia
R$: 50,00
Demais pratos de Tilápia ou Filé Mignon
(Mesmos acompanhamentos acima)
R$ 50,00
Endereço: Rua Barão de Piraí, 90, Centro – Piraí, RJ
Tel: (24) 2431-9900 | (24) 2431-1216

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui